Um Volkswagen Parati foi avistado trafegando pela rodovia Niterói-Manilha (RJ) sem as rodas traseiras, apenas com os discos de freio encostando no chão. A situação foi registrada por um passageiro de outro veículo, que se surpreendeu com a cena. O motorista da Parati estava acompanhado de mais duas pessoas dentro do veículo. O incidente foi compartilhado nas redes sociais e chamou a atenção do público.
No vídeo, um homem ainda ironiza a situação ao dizer "Aqui (Niterói-Manilha) é sem pneu". O modelo é do ano de 1990, época em que o veículo não dispunha de recursos de segurança modernos, como freios ABS (sistema de frenagem que evita o travamento das rodas e derrapagens, garantindo melhor aderência do veículo à pista) ou airbags. Diante dessa situação, todo cuidado é pouco, especialmente considerando que o veículo estava sendo conduzido em uma velocidade considerável.
O artigo 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece que os veículos devem estar equipados com pneus que ofereçam condições mínimas de segurança, além de contar com roda e pneu sobressalentes, com ou sem câmara de ar. A infração é considerada grave e resulta na aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma multa no valor de R$ 195,23.
O veículo exibido no vídeo é uma Volkswagen Parati CL. Este modelo é equipado com um motor 1.6 aspirado a gasolina de quatro cilindros, que entrega 76 cv e 13,3 kgfm de torque. O câmbio manual possui cinco velocidades. A direção não é assistida e os freios traseiros, que estavam sem os pneus, são a tambor. De acordo com a tabela Fipe, o valor médio deste modelo é de aproximadamente R$ 10.011.