Dirigir no verão é cada vez mais complicado, já que as temperaturas ficam cada vez mais elevadas a cada ano que passa. Entretanto, a Hyundai está desenvolvendo uma película para o vidro dos carros que promete amenizar a sensação de calor para motoristas e passageiros .
Batizada de “ Nano Cooling Film ”, ou filme de nano resfriamento, em uma tradução livre, promete reduzir drasticamente a temperatura no interior dos carros, bem mais do que as tradicionais películas disponíveis no mercado.
A fabricante aplicou a película em 70 carros vendidos na cidade de Laore , no Paquistão . O local foi escolhido estrategicamente, já que as temperaturas excedem os 45º C , principalmente nos meses de junho, conhecido por ser o mais quente na cidade. Outro motivo que motivou a escolha da cidade é que películas de vidro tradicionais são proibidas por lei no Paquistão por motivos de segurança.
Segundo a Hyundai, os carros com película apresentaram redução de 10.98º C na região da cabeça do motorista, quando comparados com um carro com película convencional e até 12.33º C quando comparado com um modelo sem película.
A fabricante afirma que a sua película é ainda mais efetiva considerando as partes plásticas do carro como a seção superior do painel de instrumentos, por exemplo, que apresentou temperatura até 22º C abaixo de um modelo sem nenhum tipo de proteção.
O produto ainda segue sendo testado pela fabricante sul-coreana e a última fase de experimentação irá levar em consideração a qualidade do filme e a possibilidade de resistir a condições reais como pequenas pedras, por exemplo. Contudo, a fabricante já adiantou que promete produzir a película em massa em um futuro próximo.
Como funciona a película da Hyundai?
Segundo a marca, o Nano Cooling Film atua “com a camada externa irradiando calor em ondas médias de raios infravermelho do interior para o exterior, enquanto duas camadas internas refletem o calor recebido em ondas infravermelhas curtas, reduzindo a quantidade de calor que atinge o interior do carro.
A Hyundai afirma que a película pode ainda ser combinada com os filmes tradicionais, o que além de amplificar sua atuação, faz com que os clientes se sintam mais seguros dentro dos carros.