Modelos prestam homenagem ao passado da Ferrari
Reprodução/Twitter
Modelos prestam homenagem ao passado da Ferrari

Ferrari apresentou duas unidades especiais do  296 GTS para os pilotos de sua equipe de Fórmula 1 , Carlos Sainz e Charles Leclerc . Os modelos comemorativos serão utilizados pelos pilotos neste fim de semana durante o Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 .

Os carros foram definidos em Janeiro, quando os pilotos se reuniram com Flavio Manzoni e Silvia Cavallaro, chefe de design da Ferrari e responsável pelo departamento de cores da fabricante, respectivamente.

Sainz irá ostentar a unidade no tom mais escuro, chamado de Azurro Dino , que foi utilizado em uma Ferrari pela última vez em 1974 no macacão de Clay Regazzoni . Já o carro de Leclerc foi pintado em Azzurro La Plata, que além de ser a cor oficial dos carros de corrida registrados na Argentina nos anos 50, era a cor do capacete de Alberto Ascari , italiano bi-campeão mundial com a Ferrari em 52 e 53.

Durante o fim de semana do GP de Miami , a Ferrari irá utilizar uma pintura comemorativa com tons de azul em comemoração aos 70 anos de presença da marca nos Estados Unidos . Até o macacão dos pilotos será azul, mas como já mencionado, isso não é novidade se tratando de Ferrari .

Carro de Fórmula 1 azul não é novidade

SF24 apresenta os mesmos tons de azul dos carros de rua cedidos aos pilotos
Divulgação
SF24 apresenta os mesmos tons de azul dos carros de rua cedidos aos pilotos

Entretanto, essa não é a primeira vez que a Ferrari disputa uma prova com um carro na cor azul . Em 1964 , a Ferrari disputou o Grande Prêmio do México e dos Estados Unidos com um carro azul e branco .

Na década de 60, Enzo Ferrari geria as equipes de Fórmula 1 e também competia com muito sucesso nas 24 horas de Le Mans . Na época, era necessário obedecer diversos requisitos para alinhar um carro no grid da competição. Enzo queria inscrever uma versão da 250 GT com motor V12 traseiro na categoria de carros GT, entretanto, para a organização do evento, o carro era classificado como um protótipo.

Buscando pressionar as autoridades e fazer o seu desejo realidade, Enzo Ferrari ameaçou não participar mais de provas e até apelou para o Automóvel Clube da Itália (ACI), que negou apoio. Em resposta, Ferrari prometeu que não usaria mais a cor vermelha em seus carros, justamente em uma época onde os carros eram obrigados a disputar as provas com as cores do respectivo país de origem das equipes. Como a Ferrari é italiana, a cor vermelha sempre foi utilizada pela marca.

Ferrari 158 de John Surtees em 1964
Reprodução/Ferrari
Ferrari 158 de John Surtees em 1964

Nas etapas finais do Mundial de Fórmula 1 de 1964 , Estados Unidos e México, respectivamente, Enzo cumpriu a promessa e a Ferrari correu com a pintura branca e azul, uma referência também à N.A.R.T . (North American Racing Team), equipe fundada por Luigi Chinetti para promover a marca Ferrari no automobilismo norte-americano. Uma das principais características da NART eram os detalhes em azul e branco nos carros da Ferrari utilizados pela equipe.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!