Uma luz no painel de instrumentos no carro pode alertar para um problema muito importante no carro ou apenas indicar que algo está funcionando, como os faróis, por exemplo. A luz do freio ABS é uma luz de alerta que informa erro no sistema que evita que as rodas do carro travem em frenagens fortes. Mas é possível rodar com a luz acesa? É seguro? É o que vamos responder.
ABS é uma sigla em inglês que significa “ Anti-Blocking System ”, ou seja, sistema anti-bloqueio , em uma tradução livre. Em carros sem o sistema, em frenagens fortes, a pastilha de freio segura as rodas do carro, fazendo com que elas parem de girar em situações extremas, fazendo o carro escorregar e dificultando o controle do motorista das rodas dianteiras, por exemplo.
O sistema ABS usa sensores instalados nas rodas que impedem o travamento total, permitindo, portanto, que o motorista consiga realizar manobras mesmo freando forte. Além disso, como as rodas não estão derrapando, a distância de frenagem é bem menor do que em sistemas convencionais.
Desde 2014, todos os carros vendidos no Brasil são equipados com o sistema. O primeiro modelo produzido por aqui com essa tecnologia foi o Santana GLS em 1991.
Posso dirigir com a luz do ABS acesa?
A resposta é sim . A luz significa que o sistema ABS não está em funcionamento, portanto, no caso de uma frenagem forte, as rodas do carro irão travar.
As demais funções do carro (caso não estejam danificadas) seguem funcionando de forma normal, portanto, é possível dar partida no carro e seguir a rotina normal.
Mas é importante levar o carro até uma oficina mecânica de confiança para realizar o reparo do problema. Em alguns casos, a falha no sistema ABS pode ser causada por algum cabo rompido nos sensores, ou até mesmo falha no sensor em si.