BYD Shark se aproxima mais de F-150 do que Ranger e Hilux
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BYD Shark se aproxima mais de F-150 do que Ranger e Hilux

A BYD Shark é um dos grandes lançamentos marcados para este ano no Brasil. A expectativa é que a nova picape chinesa desembarque por aqui em meados de setembro para entrar na briga entre picapes médias, como a Toyota Hilux , líder absoluta, a Chevrolet S10 , que recentemente recebeu um banho de loja, e a F ord Ranger, que está em sua terceira geração desde junho por aqui.

A picape da BYD, que será a mais potente entre elas, com 430 cv,  foi apresentada globalmente no México e poderá ser encontrada aqui por um preço razoavelmente baixo em termos de mercado. Segundo apurações do Motor1.com Brasil , a BYD Shark poderá custar abaixo de R$ 300 mil, uma expectativa da marca para a picape no mercado brasileiro. Ainda não se sabe se ela virá em duas versões ou apenas em uma.

Com esse preço, a Shark estaria mais do que competitiva no mercado de caminhonetes médias, considerando que a Hilux mais próxima desse valor é a versão intermediária SRV, que custa R$ 290.190, enquanto a Chevrolet S10 é a opção LTZ, quase a topo de linha, que custa R$ 292.800. Já a Ranger, a opção que mais se aproxima, é a configuração abaixo da topo de linha, a XLT V6, que custa R$ 289.990.

Porém, isso é apenas especulação, pois quem decidirá o valor da Shark no Brasil é a matriz da BYD, na China, e não a filial localizada no Brasil. No México, com o preço já anunciado, a Shark tem duas versões, partindo de 899.980 pesos (R$ 266,3 mil), enquanto a versão mais cara custa 969.800 pesos (R$ 287 mil).

COMO É A BYD SHARK?

Motorização BYD Shark é composta por dois motores elétricos e um a gasolina 1.5 turbo
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Motorização BYD Shark é composta por dois motores elétricos e um a gasolina 1.5 turbo

A picape chinesa mede 5,45 metros de comprimento, 1,97m de largura, 1,92m de altura e 3,26 m de entre-eixos, chegando ao mercado maior que a Hilux, a picape média mais vendida do Brasil, que, por sua vez, mede 5,32m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,79m de altura e 3,08 metros de entre-eixos.

Segundo a BYD, a caçamba tem capacidade para 1.450 litros, a maior da categoria, mas o peso máximo é de 835 kg, enquanto suas principais rivais ultrapassam uma tonelada de capacidade. A capacidade de reboque será de 2.5 toneladas. Segundo as imagens de divulgação, a caçamba já será oferecida com proteção de série.

Internamente, a picape Shark apresenta um interior diferente dos demais modelos da marca chinesa. O desenho das peças passa a impressão de robustez, mas sem deixar a qualidade de lado. As saídas de ar-condicionado laterais ficam na vertical, enquanto as centrais ficam abaixo da central multimídia. 

O painel de instrumentos é em LCD de 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia é giratória de 12,8”, seguindo um padrão já conhecido da BYD. O equipamento conta com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle por voz, função karaokê e câmera 360º, bem como câmera off-road de 180º para facilitar a visualização de obstáculos. O interior também conta com Head-up display e carregador de celular sem fio de 50W.

BYD Shark
Reprodução/Auto Rodando
BYD Shark

A plataforma DMO é a principal novidade da Shark. A base oferece motorização híbrida, com motor 1.5 turbo aliado a dois propulsores elétricos, um em cada eixo. 

A BYD declara que a potência combinada será de mais de 430 cv e a aceleração de zero aos 100 km/h acontece em 5.7 segundos. Esses números fazem da Shark a picape mais rápida à venda no Brasil, superando a Ford Ranger Raptor de 397 cv, por apenas um décimo de segundo. Além disso, a fabricante promete uma redução de 40% no consumo de combustível. A autonomia em modo elétrico será de 100 km, enquanto a completa é de 840 km, no ciclo chinês NEDC, conhecido por ser muito otimista. 

A marca afirma que o motor elétrico é usado em 80% do tempo e promete grandes números de consumo de combustível. A marca divulga consumo de 13,3 km/l somente com o motor a combustão sendo utilizado.

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