BYD Shark chega para aquecer ainda mais o segmento de picapes no Brasil
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BYD Shark chega para aquecer ainda mais o segmento de picapes no Brasil

A espera finalmente acabou e a BYD  apresentou a picape Shark , seu primeiro utilitário desse tipo. Apresentada oficialmente no México, a picape é responsável por estrear uma nova plataforma na gama da BYD e também é o primeiro carro da história da marca a ser apresentado fora da China.

Medindo 5,45 metros de comprimento, 1,97m de largura, 1,92m de altura e 3,26 m de entre-eixos, a Shark chega ao mercado maior que a Hilux , picape média mais vendida do Brasil , que por sua vez, mede 5,32m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,79m de altura e 3,08 metros de entre-eixos.

Com visual inspirado em tubarões (e provavelmente na F-150 ), a Shark traz um design bem diferente dos demais modelos da marca. Os faróis possuem formato de C com dois projetores de LED no interior e são ligados por uma barra de LED, que segundo Wolfgang Egger, líder de design da BYD, remete à boca aberta de um tubarão. 

A grade ostenta as letras B, Y e D em um tamanho muito generoso. A base do para-choque é pintada de preto e conta com um aplique prateado, que reforça a ideia de robustez.

BYD Shark se aproxima mais de F-150 do que Ranger e Hilux
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BYD Shark se aproxima mais de F-150 do que Ranger e Hilux

Os para-lamas foram desenhados para passar a impressão de largura à picape e, segundo Egger, refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. A traseira ostenta, assim como a frente, um grande BYD , dessa vez, moldado na chapa. As lanternas são inspiradas nas barbatanas de um tubarão e são conectadas por um filete de LED que percorre toda a tampa da caçamba.

O visual não é novidade e é exatamente o que surgiu na internet há algumas semanas, flagrado justamente no México.

Interior da BYD Shark
Reprodução/Auto Rodando
Interior da BYD Shark

Internamente, a picape Shark apresenta um interior diferente dos demais modelos da marca chinesa. O desenho das peças passa a impressão de robustez, mas sem deixar a qualidade de lado. As saídas de ar-condicionado laterais ficam na vertical, enquanto as centrais ficam abaixo da central multimídia.

O painel de instrumentos é em LCD de 10,25 polegadas, enquanto a central multimídia é giratória de 12,8”, repetindo um padrão já conhecido da BYD . O equipamento conta com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle por voz, função karaokê e câmera 360º, bem como câmera off-road de 180º para facilitar a visualização de obstáculos.

O interior conta ainda com Head-up display, carregador de celular sem fio de 50W.

Nova plataforma e tecnologias inéditas no segmento

Motorização BYD Shark é composta por dois motores elétricos e um a gasolina 1.5 turbo
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Motorização BYD Shark é composta por dois motores elétricos e um a gasolina 1.5 turbo

A plataforma DMO é a principal novidade da Shark . A base oferece motorização híbrida trazendo motor 1.5 turbo aliado a dois propulsores elétricos, um em cada eixo. A BYD declara que a potência combinada será de mais 430 cv e a aceleração de zero aos 100 km/h acontece em 5.7 segundos.

Esses números fazem da Shark a picape mais rápida à venda no Brasil , superando a  Ford Ranger Raptor de 397 cv, por apenas um décimo de segundo. Além disso, a fabricante promete uma redução de 40% no consumo de combustível.

A autonomia em modo elétrico será de 100 km, enquanto a completa é de 840 km, no ciclo chinês NEDC, conhecido por ser muito otimista. A marca afirma que o motor elétrico é usado em 80% do tempo e promete grandes números de consumo de combustível. A marca divulga consumo de 13,3 km/l somente com o motor a combustão sendo utilizado.

Função VTOL transforma a picape em uma fonte de energia
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Função VTOL transforma a picape em uma fonte de energia

Segundo a BYD , será possível para o condutor escolher a forma de condução: 100% elétrico , híbrido ou 100% a combustão, entretanto, o carro conseguirá gerenciar a forma de propulsão automaticamente, conforme o uso.

A bateria Blade é posicionada no centro do carro, integrada ao chassi, construído com aços de alta resistência. Essa construção traz mais segurança e também 22% mais rigidez torcional ao modelo, melhorando a dirigibilidade e estabilidade, tanto em estradas quanto em terrenos off-road.

Além disso, a picape contará com a tecnologia “Vehicle to load”, o que garante que o modelo poderá fornecer energia para equipamentos elétricos, funcionando como fonte de energia para diversos aparelhos.

Caçamba

Caçamba é a com menor capacidade da categoria, mas possui maior volume
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Caçamba é a com menor capacidade da categoria, mas possui maior volume

Segundo a BYD , a caçamba tem capacidade para 1.450 litros, a maior da categoria, mas o peso máximo é de 835 kg, enquanto suas principais rivais ultrapassam uma tonelada de capacidade. A capacidade de reboque será de 2.5 toneladas. Segundo as imagens de divulgação, a caçamba já será oferecida com proteção de série.

A BYD Shark será vendida inicialmente no México, mas chegará ao Brasil nos próximos meses. Os preços para o mercado mexicano serão de 899,980 pesos mexicanos (R$ 274.326,41) na versão GL ou 969,800 pesos na versão GS, o equivalente a R$ 295.608,52. 

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