Toyota Corolla é fabricado em Indaiatuba (SP)
Divulgação
Toyota Corolla é fabricado em Indaiatuba (SP)

A Toyota está se preparando para uma grande expansão no Brasil. Nesta quarta-feira (5), em uma entrevista a jornalistas, o presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio, disse que a empresa deverá ter uma nova fábrica no Complexo Industrial de Sorocaba (SP) até 2026. O projeto, chamado de Sorocaba 2, praticamente duplicará a capacidade atual da instalação na cidade.

A Toyota possui três fábricas no Brasil: em Indaiatuba, onde produz o Corolla sed ã (híbrido e a combustão); em Sorocaba, onde são fabricados o Corolla Cross (híbrido e a combustão) e o Yaris sedã e hatch ; e em Porto Feliz, onde são feitos os motores. Todas estão localizadas no interior de São Paulo. A estratégia atual é ampliar a fábrica de Sorocaba e fechar a de Indaiatuba (SP).

Segundo Maggio, "o projeto de Sorocaba 2 termina em 2026. Vamos praticamente espelhar a planta". Atualmente, a planta de Sorocaba tem capacidade para produzir 175 mil veículos por ano. 

A mudança da fábrica de Indaiatuba para Sorocaba foi divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região no dia 23 de maio. A unidade de Indaiatuba, que produz o Corolla desde 1998, será gradualmente transferida para Sorocaba, com a transferência completa prevista para 2026. Atualmente, a planta de Indaiatuba possui cerca de 1,5 mil funcionários e uma capacidade anual de 76 mil veículos por ano.

Esta movimentação faz parte do maior investimento da Toyota no Brasil, totalizando R$ 11 bilhões até 2030. O investimento não só visa a expansão da capacidade de produção, mas também o lançamento de novos produtos, incluindo veículos com tecnologia híbrida-flex.

Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)
Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos
Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)

A expansão da planta de Sorocaba permitirá à Toyota produzir novos modelos eletrificados, aproveitando uma instalação maior e mais moderna. Além disso, a marca espera atrair novos investidores à região. 

O Complexo Industrial de Sorocaba, que está localizado a 50 quilômetros de Indaiatuba, então fabricará o Corolla sedã, Corolla Cross e Yaris sedã e hatch, além de novos modelos híbridos-flex. Os motores continuarão sendo produzidos em Porto Feliz. Já a fábrica de Indaiatuba será fechada após 28 anos de operação. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!