A Toyota confirmou nesta terça-feira (5) o aporte financeiro de R$ 11 bilhões no Brasil nos próximos seis anos . O anúncio havia sido adiantado pelo Vice-presidente do Brasil e Ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin . O investimento será utilizado para ampliar a capacidade de produção no país, como foco em eletrificação e exportação.
O investimento foi confirmado pelo CEO da fabricante para a América Latina e Caribe, Rafael Chang. Segundo a Toyota , o aporte irá permitir que novos modelos sejam oferecidos com tecnologia híbrida flex .
5 Bilhões de reais serão utilizados até 2026 para a produção de um novo veículo compacto flex. Esse aporte já havia sido adiantado no ano passado .
“A Toyota está presente no Brasil há 66 anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação para oferecer as melhores soluções e atender às necessidades dos consumidores. Um exemplo desse comprometimento foi o pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex no país. Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.
Segundo a Toyota, a fábrica em Sorocaba (SP) será expandida para conseguir suportar as demandas dos novos produtos . A fabricante afirma que as instalações da marca atualmente trabalham a plena capacidade.
A marca japonesa ainda afirmou que as operações produtivas de Indaiatuba (SP) serão transferidas para Sorocaba de forma gradativa , com a mudança sendo concluída até 2026 . A Toyota afirma que visa transferir todos os empregos de Indaiatuba para Sorocaba, além de criar de 500 a 2 mil novos postos de trabalho no local.
A fabricante explica que essa mudança é necessária para a introdução de novos modelos eletrificados no país e estima que esse movimento irá atrair mais investidores para a região.
A Toyota planeja montar as baterias dos sistemas híbridos de seus carros em Sorocaba já em 2026. Os motores continuarão sendo produzidos em Porto Feliz (SP). O futuro da fábrica de Indaiatuba ainda não foi revelado. Atualmente, a planta é responsável pela produção do Corolla Sedan.
Quais os novos modelos que a Toyota pode fazer no Brasil?
Um dos modelos que serão fabricados pela Toyota em breve será o Yaris Cross , SUV cotado para ser um dos carros mais acessíveis da marca japonesa. Utilizando a plataforma DNGA , o utilitário já é oferecido no mercado asiático e traz motorização híbrida como um de seus atrativos . Esse modelo é, aliás, a principal razão do aporte de R$ 5 bilhões até 2026 .
Além disso, a expectativa do segundo modelo seja uma picape abaixo da Hilux para enfrentar a Fiat Toro no mercado nacional e também sul-americano. Esse segmento já é bem aquecido por aqui e deve ganhar ainda mais rivais nos próximos anos com lançamentos de Renault , Volkswagen , entre outras.