Venda de carros teve queda em maio, mas esteve em alta no primeiro quadrimestre
Reprodução/Senivpetro/Freepik.com
Venda de carros teve queda em maio, mas esteve em alta no primeiro quadrimestre

O mais recente levantamento da OLX , afirmou que um em cada sete brasileiros cogitam comprar um carro nos próximos 12 meses. Entre os que não planejam um novo carro no momento, a principal razão é a espera por condições mais vantajosas para o financiamento .

Abaixo dos que esperam melhores condições de crédito (31%), estão os que entendem que os preços dos carros no Brasil aumentaram muito (30%); na sequência aparecem consumidores que não trocam de carro por conta do valor elevado do IPVA (29%). Há ainda os que se queixam dos altos valores cobrados para uma entrada de financiamento (20%), e quem ainda precisa vender o modelo usado ou seminovo (19%).

Segundo a pesquisa, o que levaria 56% consumidores a comprar um automóvel novo seria a queda nos preços dos veículos, enquanto 44% se sentiria motivado por condições de pagamento mais atrativas. 38% apontaram que diminuição da taxa de juros seria um grande incentivo, enquanto 33% gostariam de ver uma redução nos impostos cobrados sobre carros.

Entre os que compraram carros nos últimos 12 meses, 44% das respostas afirmaram que realizaram a compra pagando à vista, enquanto o financiamento parcial correspondeu a 23% dos negócios, seguido por 19% que financiaram o valor completo.

Para quem pretende adquirir um carro até abril de 2025, 37% dos entrevistados pretendem pagar o valor à vista, enquanto 42% cogitam financiar uma parte do valor do veículo. Os métodos menos pensados são o leasing (2%) e o consórcio (4%).

Carros elétricos mais procurados

GWM ora 03 está entre os carros elétricos mais acessíveis do mercado brasileiro
Luiz Forelli Santana/iG
GWM ora 03 está entre os carros elétricos mais acessíveis do mercado brasileiro

Os modelos elétricos estão ganhando seu espaço. 39% dos ouvidos pela pesquisa já pensam em comprar um carro movido a baterias nos próximos 12 meses, curiosamente, o índice caiu dos 47% apontados por uma mesma pesquisa realizada em dezembro de 2023.. A principal motivação segundo as respostas da pesquisa é a menor poluição (62%), seguida do silêncio ao rodar (41%), enquanto 36% apostam no custo de abastecimento menor.

Segundo a OLX, a pesquisa aconteceu de forma online entre os dias 04/04 e 11/04, com as respostas de 500 usuários sendo coletadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!