Volkswagen Saveiro Robust Cabine Dupla ostenta o título de maior desvalorização
Divulgação
Volkswagen Saveiro Robust Cabine Dupla ostenta o título de maior desvalorização

A Mobiauto  apresentou um novo levantamento focado no mercado brasileiro de carros usados. Dessa vez, os veículos pesquisados foram as picapes pequenas e intermediárias. Esses segmentos, somados, representam 13,19% dos comerciais leves vendidos no país, e a Fiat Strada, principal modelo entre as compactas, foi o carro mais vendido do Brasil nos últimos anos.

O levantamento da Mobiauto  considerou os dados de vendas da  Fiat StradaVolkswagen Saveiro (compactas) e Chevrolet Montana , Fiat ToroRenault Oroch e Ford Maverick . Os dados compilados observaram somente unidades seminovas com ano-modelo 2021, 2022 e 2023. Até por esse recorte, a  Ram Rampage não entra no comparativo, afinal, o modelo foi lançado em julho de 2023 já como modelo 2024.

Entre os modelos que menos perdem valor, Oroch de entrada se destaca, bem como as Strada com câmbio automático
Reprodução/Mobiauto
Entre os modelos que menos perdem valor, Oroch de entrada se destaca, bem como as Strada com câmbio automático

A performance desses modelos já foi melhor. Hoje, a depreciação média desses modelos foi de 11,6%, 2 pontos acima da média do mercado. Segundo o CEO da Mobiauto, o economista Sant Clair de Castro Jr., esse movimento ocorre por conta da ausência de exemplares compactos e pela Toro Diesel , que possui uma desvalorização acentuada:

“O perfil de produtos mudou radicalmente nos últimos anos. Quando falamos em picapes derivadas de carros compactos, a verdade é que só restaram duas: Strada e Saveiro. Modelos de outras marcas desapareceram, como Peugeot Hoggar e Ford Courier . Todas as demais são picapes médias. Uma delas traz, inclusive, a acentuada desvalorização dos veículos a diesel no país, que a Mobiauto já tinha detectado. Se você observar a lista completa, verá que, das dez piores colocadas no ranking, sete delas serão versões movidas a diesel da Fiat Toro. É inegável que esse aspecto contribuiu para acentuar a média de desvalorização”, explica Saint Clair.

Toro turbodiesel domina índice de desvalorização, apesar de que uma versão da Saveiro se sobressai
Divulgação/Mobiauto
Toro turbodiesel domina índice de desvalorização, apesar de que uma versão da Saveiro se sobressai

Apesar das Toro a diesel puxarem a desvalorização, o modelo com maior índice é a Volkswagen Saveiro Robust Cabine Dupla 2023, perdendo 20,87% do valor. O que pode explicar isso, é por exemplo, a baixa procura pelos modelos cabine dupla da picape, que não é necessariamente uma cabine dupla com portas traseiras normais.

Já a queda no valor da Toro diesel é explicada pela baixa procura por carros diesel no segmento de seminovos. Até mesmo no mercado de zero km, por exemplo, a Fiat já deixou de oferecer essa motorização para a picape. Modelos diesel costumam fazer mais sucesso no segmento de médias, onde modelos de entrada custavam quase o mesmo que a Toro diesel topo de linha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!