A Mobiauto apresentou um novo levantamento focado no mercado brasileiro de carros usados. Dessa vez, os veículos pesquisados foram as picapes pequenas e intermediárias. Esses segmentos, somados, representam 13,19% dos comerciais leves vendidos no país, e a Fiat Strada, principal modelo entre as compactas, foi o carro mais vendido do Brasil nos últimos anos.
O levantamento da Mobiauto considerou os dados de vendas da Fiat Strada e Volkswagen Saveiro (compactas) e Chevrolet Montana , Fiat Toro , Renault Oroch e Ford Maverick . Os dados compilados observaram somente unidades seminovas com ano-modelo 2021, 2022 e 2023. Até por esse recorte, a Ram Rampage não entra no comparativo, afinal, o modelo foi lançado em julho de 2023 já como modelo 2024.
A performance desses modelos já foi melhor. Hoje, a depreciação média desses modelos foi de 11,6%, 2 pontos acima da média do mercado. Segundo o CEO da Mobiauto, o economista Sant Clair de Castro Jr., esse movimento ocorre por conta da ausência de exemplares compactos e pela Toro Diesel , que possui uma desvalorização acentuada:
“O perfil de produtos mudou radicalmente nos últimos anos. Quando falamos em picapes derivadas de carros compactos, a verdade é que só restaram duas: Strada e Saveiro. Modelos de outras marcas desapareceram, como Peugeot Hoggar e Ford Courier . Todas as demais são picapes médias. Uma delas traz, inclusive, a acentuada desvalorização dos veículos a diesel no país, que a Mobiauto já tinha detectado. Se você observar a lista completa, verá que, das dez piores colocadas no ranking, sete delas serão versões movidas a diesel da Fiat Toro. É inegável que esse aspecto contribuiu para acentuar a média de desvalorização”, explica Saint Clair.
Apesar das Toro a diesel puxarem a desvalorização, o modelo com maior índice é a Volkswagen Saveiro Robust Cabine Dupla 2023, perdendo 20,87% do valor. O que pode explicar isso, é por exemplo, a baixa procura pelos modelos cabine dupla da picape, que não é necessariamente uma cabine dupla com portas traseiras normais.
Já a queda no valor da Toro diesel é explicada pela baixa procura por carros diesel no segmento de seminovos. Até mesmo no mercado de zero km, por exemplo, a Fiat já deixou de oferecer essa motorização para a picape. Modelos diesel costumam fazer mais sucesso no segmento de médias, onde modelos de entrada custavam quase o mesmo que a Toro diesel topo de linha.