Com o preço dos carros zero km
ainda em alta, o mercado de seminovos segue bem aquecido. A reportagem de iG Carros compilou algumas opções mais acessíveis e com histórico de robustez mecânica.
1 - Nissan Versa SL 2013
O Versa pode não despertar muito desejo no consumidor, mas quem precisa de um carro valente e robusto, pode ir no sedã japonês sem muita preocupação. O sedã mede 4,45 metros de comprimento e 2,6 m de entre-eixos. O espaço para os ocupantes traseiro é um dos grandes trunfos do modelo. O bagageiro suporta 460 litros e também se destaca.
Debaixo do capô está o valente motor 1.6 16V de 111 cv de potência e 15,1 kgfm de torque, tanto com etanol ou com gasolina. As versões com transmissão automática só chegaram a partir de 2016. A versão S é a mais acessível, enquanto a SV, intermediária, custa cerca de R$ 36.103 na tabela FIPE, apesar de ser possível encontrar modelos mais em conta.
A opção SV traz de série ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, direção elétrica, retrovisores com regulagem interna, vidros elétricos e rádio. Em termos de consumo, o sedã registra médias de 8,4 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina, na cidade. No ciclo rodoviário ele faz 10 km/l no etanol e 14,4 km/l na gasolina.
2 - Volkswagen Polo Sedan
O Polo Sedan pode não ser tão espaçoso quanto o Versa , mas ainda assim é uma boa opção de usado. São 4,17 metros de comprimento, sendo 2,46 m de entre-eixos e 432 litros de capacidade no porta-malas.
O motor 1.6 8v é bem robusto e foi utilizado por diversos modelos da Volkswagen à época - Fox , Gol , Saveiro , Voyage entre outros - e entrega 104/101 cv e 15,6/15,4 kgfm de torque no etanol/gasolina, respectivamente.
Com preço de tabela na casa dos R$ 34 mil , o Polo Sedan consegue médias de consumo de 6,5/9,2 km/l (E/G) na cidade e 9,5/13,4 (E/G) na estrada.
No caso do Polo , vale ressaltar que as versões automatizadas, conhecidas por utilizar a transmissão i-motion , devem ser evitadas.
3 - Chevrolet Vectra Elegance 2008
O famoso motor Família II utilizado pelos modelos da Chevrolet nos anos 90 e 2000 fez muito sucesso. Conhecido pela robustez mecânica, esse propulsor equipou Vectra e Astra nos anos 2000.
O motor 2.0 de 8 válvulas entrega até 128 cv e 19,5 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, ou 120 cv e 18,3 kgfm de torque na gasolina. A partir de 2009, porém, o modelo entrega até 140 cv e 19,6 kgfm de torque com etanol.
O modelo 2008 na versão Elegance custa R$ 30 mil na tabela fipe e oferece 526 litros de espaço no porta-malas. Medindo 4,58 metros de comprimento e 2,7 m de entre-eixos, o sedã se destaca pelo tamanho.
Tradicionalmente, os carros com esse motor são conhecidos pelo alto consumo de combustível. As médias na cidade são de 6,1/7,7 km/l no etanol/gasolina. Na estrada os números melhoram para 9,1/11,1 km/l também com etanol/gasolina.
A versão manual traz transmissão de cinco marchas, enquanto a automática traz apenas quatro velocidades, o que prejudica ainda mais o consumo de combustível; o mesmo se aplica ao Chevrolet Astra , por exemplo.
4 - Chevrolet Zafira
Antecessora do Spin , a Zafira se destacou no começo dos anos 2000 pelo conforto ao rodar e espaço interno, trazendo capacidade para até sete ocupantes.
Com o mesmo motor do Vectra citado acima, o monovolume se destaca pela versatilidade. Com os bancos rebatidos, o porta-malas leva até 600 litros, ou 150 na configuração de sete lugares. O preço de tabela de um modelo 2009 é de R$ 30 mil.
5 - Fiat Palio Weekend Adventure - 2010
Antes de existirem os SUVs , existiram os compactos aventureiros, e no caso do nosso quinto carro, uma perua aventureira. O Palio Weekend Adventure se destaca pelo motor 1.8 - compartilhado com alguns Chevrolet - e pelo espaço para bagagem.
São 132/130 cv de potência e 18,9/18,4 kgfm de torque no etanol/gasolina. O consumo é de 6,8/9,7 km/l (E/G) na cidade e de 7,5/11,1 km/l na estrada.
Medindo 4,31 m de comprimento, sendo 2,46 m de entre-eixos, os ocupantes não vão com conforto extremo, entretanto, o porta-malas tem 460 litros de capacidade, ideal para quem precisa transportar muitos objetos. Seu preço é tabelado em R$ 29 mil; vale lembrar: evite as versões com transmissões automatizadas.