Fábrica da BYD em Shenzhen, na China
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Fábrica da BYD em Shenzhen, na China

Um estudo feito recentemente pelo Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS) revelou que a China investiu cerca de US$ 230 bilhões em seus carros elétricos entre 2009 e 2023. Este enorme subsídio vem sendo impulsionado pela indústria de veículos elétricos no país, com apoio que inclui desde a compra de frotas governamentais até isenções fiscais e incentivos para pesquisa e desenvolvimento.

A Comissão Europeia , em resposta a esta agressiva política de subsídios, anunciou em 12 de junho tarifas provisórias variando de 17,4% a 38,1% sobre carros elétricos importados da China. Este movimento visa combater a competição desleal e segue uma medida semelhante dos Estados Unidos. 

Em maio, o governo de Joe Biden impôs tarifas de 100% sobre carros elétricos e 25% sobre baterias de veículos elétricos importados da China, como parte de um esforço mais amplo para proteger a indústria tecnológica americana.

O estudo do CSIS destaca que o apoio governamental chinês não se limita aos subsídios diretos. O governo também oferece descontos na compra de veículos elétricos aprovados nacionalmente, isenções de imposto sobre vendas de 10%, incentivos locais para infraestrutura, financiamento para programas de P&D (destinar verbas para programas de pesquisa e desenvolvimento) para as fabricantes e descontos em eletricidade. Além disso, o governo também adquire veículos elétricos para frotas e investe pesado em infraestrutura, como a instalação de estações de recarga.

GWM Haval H6 com camuflagem
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GWM Haval H6 com camuflagem

Apesar dos enormes investimentos, a indústria chinesa de veículos elétricos enfrenta desafios como o excesso de oferta e a guerra de preços entre as montadoras. Especialistas preveem que muitas marcas podem não sobreviver a longo prazo. Como solução, as fabricantes chinesas estão aumentando suas exportações, procurando mercados estrangeiros para escoar sua produção excedente.

O apoio do governo chinês incluiu mudanças regulatórias, como o “sistema de crédito duplo”, que pressiona as montadoras a aumentarem a proporção de veículos elétricos em seus catálogos. Além disso, facilita a aquisição de placas para carros elétricos em comparação aos veículos com motor de combustão.

Os investimentos chineses em veículos elétricos totalizaram US$ 230 bilhões entre 2009 a 2023. Nos primeiros nove anos, de 2009 a 2017, o financiamento anual foi em média US$ 6,74 bilhões. No entanto, os gastos triplicaram aproximadamente entre 2018 e 2020 e continuaram a crescer em 2021.

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