A função do Rodízio de veículos da cidade de São Paulo é tentar desafogar o tráfego intenso no horário de pico nas principais vias da cidade. Entretanto, muitos carros vendidos a partir de 2025 estarão isentos do rodízio pelas leis atuais, o que pode impactar no trânsito de São Paulo .
Desde 2015, carros e utilitários com propulsão híbrida ou elétrica não precisam cumprir o rodízio . Como esses veículos emitem menos poluentes, ou nem mesmo poluem, no caso dos elétricos . a isenção de rodízio para esses veículos servia como incentivo para a adoção desses carros, que geralmente são mais caros que os modelos flex tradicionais.
Com as novas regras do programa de controle de emissões Proconve L8 , que começa a valer em janeiro de 2025, muitos veículos que serão vendidos a partir desta data contarão com algum tipo de eletrificação, justamente para atingir as novas leis .
Híbridos e elétricos cada vez mais populares
Com a chegada de marcas chinesas ao Brasil, o volume de carros eletrificados (híbridos e elétricos) está maior. De janeiro até maio deste ano, foram vendidos 64.389 carros desse tipo no país, sendo 25.713 elétricos . No mesmo período em 2023 , o total de eletrificados comercializados foi de 25.809 .
A tendência é que carros híbridos flex se tornem cada vez mais populares. Fabricantes como Stellantis (dona de Fiat , Peugeot , Citroën ), Chevrolet , Volkswagen , Toyota , entre outras, irão investir cada vez mais em carros com propulsão eletrificada utilizando gasolina e etanol.
A alternativa mais acessível e rápida para as fabricantes é utilizar um sistema micro-híbrido de 12 volts ou 48 volts, que substitui o alternador e motor de arranque e pode manter a velocidade do veículo em situações de velocidade de cruzeiro.
Nesse caso, a melhora no consumo de combustível é bem menor quando comparada a modelos híbridos plug-in , por exemplo. O primeiro híbrido produzido no Brasil foi o Toyota Corolla , que desde 2019 traz tecnologia flex. No caso do sedã japonês, segundo o Inmetro, o consumo na cidade com gasolina é de 18,5 km/l, enquanto o modelo tradicional, apresenta médias de 12,3 km/l.
O efeito desses carros também reflete na emissão de gases poluentes que ampliam o efeito estufa. Ainda de acordo com o Inmetro , no caso do Corolla híbrido , as emissões são de 75g a cada 100km, enquanto o modelo a combustão emite 100g.
Regras do rodízio não irão mudar por enquanto
Segundo reportagem do Uol , a Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET ), responsável pela gestão do rodízio em São Paulo, afirmou que as regras serão mantidas para os próximos anos.
"A Companhia de Engenharia de Tráfego informa que o rodízio municipal de veículos ajuda a reduzir a poluição do ar, pois visa tirar 20% dos veículos das ruas nos horários de maior movimento", declarou a CET em nota ao Uol.
Com a chegada de mais carros híbridos , porém, as regras do rodízio poderão ser revistas. A isenção do rodízio acaba sendo um grande incentivo nas vendas, mas com carros híbridos cada vez mais populares, a tendência é que o tráfego se intensifique novamente.