Depois de ser revelado pela Fiat há algumas semanas , o Panda já foi flagrado nas ruas da Itália. Em um desses avistamentos, foi possível ver uma versão que supostamente será a de entrada do modelo, identificada por suas rodas de ferro, peças mais simples e a ausência de rack no teto. A apresentação oficial do veículo será no dia 11 de julho, quando a imprensa poderá conhecer mais detalhes, incluindo o interior, que já foi flagrado também.
O Fiat Panda , anteriormente vendido exclusivamente na Europa, era bastante popular por lá. Agora, com a revelação da quinta geração, ele será lançado em outros mercados. O modelo está sendo bastante comentado no Brasil, já que historicamente trouxe inspirações do nosso Uno , que depois evoluiu para o Mobi . A expectativa é que o novo Panda sirva como inspiração para o sucessor do Argo e até do Mobi.
A novidade é baseada na plataforma "Smart Car", já utilizada no Citroën C3 no Brasil. Esta plataforma é uma evolução da CMP , originária da Peugeot-Citroën , e permite a produção de carros 100% elétricos e híbridos. O Panda deverá ser produzido em Betim, Minas Gerais, e terá uma variação chamada STLA Smart.
O Grande Panda compartilha portas e retrovisores com o Citroën C3 , indicando que serão produzidos com a mesma base.
O modelo flagrado estava em uma cor vermelha atraente, parte de uma série especial chamada "RED", fruto de uma parceria da Fiat com a marca RED. Criada em 2006, a RED ajuda pessoas com problemas de saúde ao redor do mundo, e cada modelo vendido nessa cor destina parte do lucro para a organização.
No Brasil, é esperado que uma versão acessível do modelo seja oferecida na faixa dos R$ 75 mil, mesmo preço do Citroën C3 e um pouco mais caro que o Fiat Mobi. Assim, o Panda poderia substituir o Argo e o Mobi juntos, já que esses dois carros não devem receber motorização híbrida.
Uma coisa é certa: o Grande Panda não será vendido no Brasil com esse nome. A Fiat ainda estuda um novo nome para o modelo. De acordo com o portal Autos Segredos , a marca cogita chamá-lo de Argo ou até ressuscitar o nome Uno.
No Brasil, o modelo deverá perder vários elementos do Grande Panda. É provável que faróis, lanternas traseiras e os recortes nas portas com o nome do carro não venham para cá, justamente para ser um carro mais discreto.
A motorização será híbrida, em linha com a transição que a Stellantis está fazendo em seus veículos. A motorização já está pronta, aguardando apenas o início da produção do veículo para ser instalada. O Panda faz parte de uma nova família de modelos baseados na plataforma "Smart Car", que será apresentada até 2027. No Brasil, o sucessor do Argo e do Uno deve chegar apenas em 2026.
A Fiat planeja unificar as linhas de produção da Europa e do Brasil para eliminar o regionalismo. Essa estratégia também dará forma às novas gerações da Strada, Pulse e Fastback.