Quem nunca teve um ataque de raiva no trânsito ? Apesar de estressante, é sempre importante manter a paciência atrás do volante. Na Austrália, um motorista causou um acidente bem grave ao fazer um “ brake check ”, o teste de freios, numa tradução literal.
O “brake check” consiste em frear propositalmente em uma situação onde não demandaria uma frenagem. O vídeo filmado por câmeras instaladas em um caminhão mostra o motorista de uma perua prateada freando duas vezes de forma inesperada. O motorista atrás, a bordo de um hatchback da Mazda, consegue reagir a tempo e freia, mas não aumenta a distância entre o carro da frente.
Os motoristas ultrapassam o veículo que leva as câmeras, que estava a 100 km/h. Com os carros à frente do caminhão, é possível ver que o proprietário do hatchback até tenta mudar de faixa, mas aparentemente sem ligar a seta. Nesse momento, ele é surpreendido com mais uma frenagem sem explicação do motorista à sua frente.
Por susto ou falta de perícia, o motorista do Mazda perde o controle do veículo, quase se choca com um Land Rover à esquerda, antes de se chocar com o modelo que filmou a situação, sendo arrastado por ele antes de se chocar com outro caminhão na faixa da esquerda. O hatchback ainda atravessa novamente duas faixas da pista, quase atingindo um utilitário que trafega fora das faixas, antes de parar no guard rail.
Vale ressaltar que o acidente aconteceu na Austrália, um país que dirige com o volante no lado direito, portanto, a faixa de ultrapassagem é justamente a qual aconteceu o incidente.
Não é possível ver o que motivou a “briga” entre os motoristas dos dois veículos, mas o proprietário do Subaru seguiu ileso, enquanto o Mazda teve sua dianteira e portas destruídas.
Na Austrália - bem como no Brasil - a faixa de tráfego rápido deve ser utilizada somente para ultrapassagens, portanto, o motorista do Subaru estava duplamente errado, mas isso não tira o erro do motorista do Mazda acidentado.
Segundo a imprensa local, o motorista do hatchback estava com uma habilitação provisória. Ainda de acordo com a mídia australiana, não houveram casos de feridos após o acidente.