O Tesla Cybertruck , picape frequentemente descrita por Elon Musk como "indestrutível" devido à sua robusta estrutura de aço inoxidável, tem sido objeto de diversas polêmicas e elogios desde seu lançamento no final de 2023. Porém, um acidente que ocorreu recentemente no estado do Mississippi, nos Estados Unidos, mostra que a picape não é resistente a todos os tipos de danos, muito menos da física.
Imagens divulgadas por uma página no Facebook mostram a Cybertruck capotada, com visíveis amassos no lado esquerdo e danos na parte inferior do veículo. A cena também revela que a roda dianteira da picape foi arrancada no impacto. Este é o primeiro relato de um Cybertruck que capotou, o que acaba desafiando a percepção de sua indestrutibilidade.
O acidente envolveu quatro passageiros, três dos quais saíram ilesos. No entanto, um ocupante sofreu um ferimento no braço e precisou de atendimento médico. A página que divulgou as imagens sugere que o veículo estava acima do limite de velocidade, e o motorista perdeu o controle ao fazer uma curva à direita, e parando na pista oposta.
Embora o Cybertruck tenha sido projetada para resistir a impactos como tiros e pancadas, ela não é invulnerável aos efeitos de um capotamento. Lembrando que veículos com carrocerias extremamente resistentes podem transferir a força do impacto para dentro da cabine, o que acaba aumentando o risco de ferimentos aos ocupantes.
Isso ocorre porque a carroceria não deforma para absorver a energia gerada em uma colisão. Como resultado, a energia do impacto é diretamente transmitida para os passageiros, o que pode anular até mesmo a ação dos airbags.
Essa questão já causou problemas anteriormente, no final de 2019. A montadora de Elon Musk enfrentou dificuldades para homologar seu veículo na Europa devido a esse problema de ser "indestrutível". Lá, é exigido que a frente do veículo seja danificada para absorver o impacto em caso de colisão.
VEJA FOTOS DO TESLA CYBERTRUCK