A Volvo anunciou nesta quarta-feira (03) que a partir do dia 10 de julho irá cobrar recargas elétricas de clientes de outras marcas que utilizarem os carregadores instalados pela fabricante sueca.
Em apresentação, a marca afirmou que irá cobrar uma taxa de conectividade de R$ 2,50 , bem como R$ 4,00 por kWh , além de uma taxa de ociosidade de R$ 5,00 por minuto . Essa taxa de ociosidade terá tolerância de 15 minutos , sendo cobrada a partir do 16º minuto, sendo cobrada somente em carregadores do tipo DC (recarga rápida) instalado em estradas e rodovias.
Essa taxa tem a função de educar os clientes de carros elétricos a não deixarem os veículos mais tempo do que o necessário para completar a carga de seus carros, liberando o equipamento para ser utilizado por outros usuários. É importante ressaltar que mesmo clientes Volvo terão que pagar a taxa de ociosidade .
Segundo a Volvo , seus carregadores já realizam 500 recargas por dia em média, com toda a energia sendo reembolsada aos donos dos postos pela marca. Entretanto, quem mais utiliza os carregadores da Volvo , não seus clientes. A maior quantidade de usuários no aplicativo Volvo são de donos de BYD (47%); seguidos de Volvo (24%), GWM (13%), Outros (12%), BMW (2%) e Chery (2%).
Até por isso, a Volvo dará o benefício de não cobrar as recargas para valorizar o cliente que preferiu comprar os modelos da marca sueca.
Atualizações no Aplicativo
A partir de 10 de julho, o aplicativo do carregador da marca será atualizado e o número de chassi do veículo Volvo será necessário para a gratuidade de taxas . Além disso, o aplicativo ganhará um filtro para a escolha de eletropostos gratuitos ou não. A partir de agora, após a recarga, os clientes irão contar com um recibo e também nota fiscal detalhando todos os custos.
O aplicativo continuará sendo necessário para utilizar os carregadores da Volvo , portanto, proprietários de carros de outras marcas continuarão.
De acordo com Marcelo Godoy , Presidente da Volvo Car Brasil, a marca se sente orgulhosa sempre que um carro de outra marca utiliza seus carregadores, entretanto, a marca entende que seus clientes precisam ser priorizados.
Godoy ainda afirmou que quem quer vender carro elétrico no Brasil precisa investir em pontos de carregamento, que é o maior gargalo da indústria de carros elétricos no Mundo.
BYD e GWM , por exemplo, vendem seus carros com carregadores domésticos , entretanto, não fazem muito pela instalação de carregadores públicos .
Segundo Marcelo Godoy, todo valor recebido pelas recargas elétricas será reinvestido para a criação de mais eletropostos .
O executivo ainda anunciou o “pacto da eletrificação”, e pretende que mais marcas se juntem aos suecos para aumentar a rede de eletropostos, podendo até, oferecer recargas gratuitas para seus clientes.
Quantos pontos de recarga a Volvo tem no Brasil?
São 52 eletropostos de carga rápida instalados pela Volvo em quatro regiões do país. Segundo a marca, seus carregadores cobrem 19 mil km de malha ferroviária, com 37 rotas mapeadas, permitindo viagens de até 2.000 km.