É inegável que o EX30 tem a missão de "popularizar" a Volvo . O menor SUV já oferecido pelos suecos chega com preço competitivo, próximo aos queridinhos do segmento d-SUV, mas será que consegue roubar vendas de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass ?
Segundo os executivos da marca, a ideia é vender 10 mil unidades em 2024. Para isso, além do preço - parte de R$ 229.950- o EX30 conta com muita segurança , design e tecnologia para conquistar um público mais jovem que os tradicionais compradores da Volvo.
Aparência :
Visualmente, o Volvo EX30 traz muito do irmão maior EX90 , trazendo faróis em formato de T, uma referência ao martelo de Thor , e uma dianteira bem limpa.
Na traseira, o EX30 apresenta a nova linguagem de design da marca, com lanternas em duas peças em LED e com detalhes horizontais. A tampa do porta-malas conta apenas com a inscrição Volvo .
Nas laterais, os para-lamas arredondados dão músculos e uma sensação de altura ao crossover. As rodas de 18,19, ou 20 polegadas, apresentam diferentes desenhos, dependendo da versão. Na Ultra , chama atenção a falta de logotipo no centro das rodas, que trazem a escrita Volvo em um dos raios.
Interior
É dentro da cabine onde o EX30 é “disruptivo”. Ao contrário dos Volvos tradicionais, ele oferece apenas uma tela de 12,3 polegadas no centro do carro, e é ali que ficam todas as informações necessárias para a condução.
Antes de entrar na multimídia, a abordagem do interior é minimalista, com um acabamento em tom escuro em todo o painel, mesclando com o mesmo tom dos bancos mais abaixo. A cabine conta com iluminação em LED, com cinco tons baseados nas florestas nórdicas.
Os bancos são em tecido reciclado de garrafas pet, jeans, e outros materiais. Pode não ser o revestimento ideal, mas não se engane, são bem confortáveis e agradáveis ao toque. O que desagrada, porém, é que as partes em plástico no painel, portas, e apoio de braço central podem ficar com marcas de dedos muito facilmente.
Multimídia comanda o veículo
Seguindo uma tendência de design inaugurada pela Tesla , o EX30 foca todos os comandos possíveis na central digital. Se você quiser, por exemplo, ajustar os retrovisores laterais, precisará ir atrás dos comandos na tela, o que pode ser pouco intuitivo, o mesmo serve para o ar-condicionado, que apesar dos comandos de acesso rápido na base da tela, podem atrapalhar condutores com mais idade.
Apesar disso, a resolução é boa e os comandos funcionam de forma bem rápida. No topo, ficam as informações de velocidade, bateria e radar. No centro, fica o mapa, que utiliza o sistema da Google . Mais abaixo fica o comando de mídia, acima de atalhos para funções mais utilizadas pelo condutor como câmera, assistente, abertura de porta-malas e porta-luvas - localizado abaixo da tela central- , além do desembaçador.
Essa ideia de minimalismo pode incomodar muitas pessoas. Conversando com outros jornalistas, muitos não se sentiram bem com a interna do EX30 . Qualquer ajuste que o condutor queira fazer, principalmente no primeiro momento, é um pouco contra-intuitivo, especialmente no caso de condutores com mais idade.
Talvez por estar entre a faixa etária de principais clientes do EX30 (18-44 anos), não senti tanta dificuldade na multimídia, mas é um ponto em que o potencial comprador precisa levar em consideração.
Espaço traseiro:
Medindo 4,23 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, o EX30 é o menor Volvo já produzido . Enquanto o espaço para os passageiros dianteiros é bem positivo, quem viaja atrás não terá tanto conforto, e terá que negociar com os passageiros da frente alguns centímetros a mais.
Com 1,79m de altura, fiquei no limite do espaço traseiro do EX30 . Apesar disso, o assoalho é bem plano e consegue levar três pessoas tranquilamente. Vale ressaltar que os passageiros traseiros não contam com saídas de ar-condicionado, mas possuem duas entradas USB-C.
Mantendo o mesmo conceito da dianteira, os comandos para os vidros elétricos estão posicionados no centro do carro. Assim como no Citroën Aircross , esse recurso é extremamente incômodo.
O caimento do teto, apesar de não ser de cupê, pode atrapalhar um pouco, especialmente ao entrar e sair do carro, demandando uma certa atenção com a cabeça.
Impressões ao volante:
Ao entrar no Volvo EX30 , o condutor é muito bem recebido, mas precisa se atentar aos detalhes. É importante configurar o carro - espelhos, mapas, conexão com celular, assistentes e alertas - antes de começar a condução, para que o sistema não fique te mandando prestar atenção na rodovia. A chave, que é um cartão, precisa estar posicionada no local correto para ligar o carro. Não é uma grande falha, mas em um carro de mais de R$ 200 mil , a chave poderia ser presencial.
Como em todo carro elétrico , a ausência do som na cabine ainda é impressionante, mas quem está de fora escuta uma leve canção para se atentar que o carro está em movimento.
É em movimento que o EX30 se destaca. Com 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque em todas as versões, o modelo sino-sueco acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão Core e em 5,3 segundos nas demais opções . O torque instantâneo do motor elétrico faz os passageiros colarem nos bancos, não se surpreenda se um sorriso aparecer no rosto de algum ocupante.
A direção é bem direta e conta com auxílio elétrico para facilitar manobras em espaços apertados. O posicionamento do pacote de baterias no assoalho do EX30 garante um centro de gravidade baixo, o que, aliado à baixa altura do modelo, proporciona uma sensação de dirigir bem esportiva.
Os bancos que contam com ajustes elétricos e bem amplos na versão Ultra, permitem uma posição mais SUV ou similar a um kart, dependendo do gosto do cliente.
Em estradas, a suspensão do EX30 é bem calibrada. O modelo é equipado com rodas de 18, 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão. A combinação de carro baixo com roda de tamanho avantajado não costuma ser boa ao passar em buracos, portanto, evite-os, já que o modelo não conta com estepe.
Nos inevitáveis, o EX30 mostra que não está acostumado com isso, ou melhor, não foi projetado para isso, e o impacto é sentido. A suspensão não bate seco nem dá fim de curso, mas o incômodo é notável.
Tanto no trânsito de São Paulo quanto nas rodovias que ligam a megalópole a Campos do Jordão , foi possível testar o Volvo Pilot Assist , piloto automático adaptativo que permite trocar de faixa sozinho, regular a distância do veículo à frente, e entre caminhões, por exemplo. O sistema ainda tem a função stop & go, ou seja, no trânsito, ele para e volta a andar automaticamente, desde que a parada do carro adiante seja bem rápida.
Como segurança é a palavra de ordem na Volvo , o EX30 consegue ler as placas de trânsito, e deixa essa informação visível perto da velocidade do veículo. No trajeto de ida, o carro estava com o alerta de velocidade ativado, portanto, toda vez que ultrapassava o limite da via, capturado pelas câmeras do carro, quatro bips eram emitidos para o condutor saber que estava acima do limite. O carro não trava o acelerador, apenas avisa que está acima da velocidade.
Na volta, já em outro carro, o sistema havia sido desativado, mas basta procurar os comandos na central multimídia para ser ativado novamente. Vale ressaltar que, apesar de executivos da marca afirmarem que o EX30 consegue identificar placas de velocidades de carros de passeio e de veículos pesados, em alguns momentos o carro emitiu o alerta de velocidade por estarmos acima do limite de velocidade para carros pesados, enquanto estávamos abaixo do limite de velocidade para carros de passeio, que é o caso do EX30.
O Volvo EX30 pode superar o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass?
Essa é a pergunta que abre o texto e é bem difícil de responder. Na minha opinião, sim. Entre as opções, é o carro que eu levaria para casa, entretanto, gosto é algo muito pessoal.
Em termos de desempenho , o EX30 é incomparável, fazendo 0-100 km/h em 5,7 segundos, bem abaixo dos 9,4 segundos com Compass 1.3 turbo (6,3s no caso do Compass com motor Hurricane 4 ) e no Corolla Cross com motor híbrido , na casa de 13 segundos.
Em espaço, os SUVs maiores - e mais acessíveis -, superam o escandinavo, entretanto, quem compra um carro elétrico sabe que precisa fazer algumas concessões, quase sempre, pagar mais caro e por menos espaço.
O proprietário do EX30 (87% dos 2 mil compradores da pré-venda são novos na marca) precisa levar em consideração que fazer grandes viagens será mais complicado, apesar da Volvo garantir 36 rotas e 19 mil km cobertos pelos carregadores da marca, existem problemas na infraestrutura como carregadores desligados, por exemplo, que atrapalham a experiência.
Para quem tem dois carros na garagem, quer um elétrico, ou o status que um Volvo oferece, o EX30 é um grande produto, apesar de que, pode não agradar a todos, afinal, possui suas características próprias, como a ausência de uma tela à frente do volante e o espaço traseiro apertado.
O EX30 pode sim ser o carro que fará a Volvo mudar sua história no segmento premium. Apesar de mais acessível, ainda é um Volvo . Com expectativa de vender 10 mil unidades somente em 2024, o EX30 sozinho, pode fazer o número de carros vendidos pelos suecos ser maior do que todo o volume vendido no ano passado, e atingir recordes de vendas. Se será o caso, só o tempo irá dizer.