Volvo EX30 tem potencial para mudar a história da Volvo no Brasil
Maurício Campelo/iG
Volvo EX30 tem potencial para mudar a história da Volvo no Brasil

É inegável que o EX30  tem a missão de "popularizar" a Volvo . O menor SUV já oferecido pelos suecos chega com preço competitivo, próximo aos queridinhos do segmento d-SUV, mas será que consegue roubar vendas de  Toyota Corolla Cross e Jeep Compass ?

Segundo os executivos da marca, a ideia é vender 10 mil unidades em 2024. Para isso, além do preço - parte de R$ 229.950- o EX30 conta com muita segurança , design e tecnologia para conquistar um público mais jovem que os tradicionais compradores da Volvo.

Aparência :

Visualmente, o Volvo EX30 traz muito do irmão maior EX90 , trazendo faróis em formato de T, uma referência ao martelo de Thor , e uma dianteira bem limpa.

Desenho das lanternas contribui para sensação de largura; vidro pequeno denuncia altura baixa
Maurício Campelo/iG
Desenho das lanternas contribui para sensação de largura; vidro pequeno denuncia altura baixa

Na traseira, o EX30 apresenta a nova linguagem de design da marca, com lanternas em duas peças em LED e com detalhes horizontais. A tampa do porta-malas conta apenas com a inscrição Volvo .

Lateral possui recortes que dão sensação de músculos ao SUV compacto
Maurício Campelo/iG
Lateral possui recortes que dão sensação de músculos ao SUV compacto

Nas laterais, os para-lamas arredondados dão músculos e uma sensação de altura ao crossover. As rodas de 18,19, ou 20 polegadas, apresentam diferentes desenhos, dependendo da versão. Na Ultra , chama atenção a falta de logotipo no centro das rodas, que trazem a escrita Volvo em um dos raios.

Interior

Interior conta com visual bem simples e limpo
Maurício Campelo/iG
Interior conta com visual bem simples e limpo

É dentro da cabine onde o EX30 é “disruptivo”. Ao contrário dos Volvos tradicionais, ele oferece apenas uma tela de 12,3 polegadas no centro do carro, e é ali que ficam todas as informações necessárias para a condução.

Antes de entrar na multimídia, a abordagem do interior é minimalista, com um acabamento em tom escuro em todo o painel, mesclando com o mesmo tom dos bancos mais abaixo. A cabine conta com iluminação em LED, com cinco tons baseados nas florestas nórdicas.

Interior pode ser configurado em quatro tons; na foto a opção Indigo
Maurício Campelo/iG
Interior pode ser configurado em quatro tons; na foto a opção Indigo

Os bancos são em tecido reciclado de garrafas pet, jeans, e outros materiais. Pode não ser o revestimento ideal, mas não se engane, são bem confortáveis e agradáveis ao toque. O que desagrada, porém, é que as partes em plástico no painel, portas, e apoio de braço central podem ficar com marcas de dedos muito facilmente.

Multimídia comanda o veículo

Seguindo uma tendência de design inaugurada pela Tesla , o EX30 foca todos os comandos possíveis na central digital. Se você quiser, por exemplo, ajustar os retrovisores laterais, precisará ir atrás dos comandos na tela, o que pode ser pouco intuitivo, o mesmo serve para o ar-condicionado, que apesar dos comandos de acesso rápido na base da tela, podem atrapalhar condutores com mais idade.

Central multimídia pode ser configurada para mostrar somente informações essenciais
Divulgação/Volvo
Central multimídia pode ser configurada para mostrar somente informações essenciais

Apesar disso, a resolução é boa e os comandos funcionam de forma bem rápida. No topo, ficam as informações de velocidade, bateria e radar. No centro, fica o mapa, que utiliza o sistema da Google . Mais abaixo fica o comando de mídia, acima de atalhos para funções mais utilizadas pelo condutor como câmera, assistente, abertura de porta-malas e porta-luvas - localizado abaixo da tela central- , além do desembaçador.

Essa ideia de minimalismo pode incomodar muitas pessoas. Conversando com outros jornalistas, muitos não se sentiram bem com a interna do EX30 . Qualquer ajuste que o condutor queira fazer, principalmente no primeiro momento, é um pouco contra-intuitivo, especialmente no caso de condutores com mais idade.

Volante conta com desenho quadrado; à frente uma câmera que monitora os olhos do condutor
Maurício Campelo/iG
Volante conta com desenho quadrado; à frente uma câmera que monitora os olhos do condutor

Talvez por estar entre a faixa etária de principais clientes do EX30 (18-44 anos), não senti tanta dificuldade na multimídia, mas é um ponto em que o potencial comprador precisa levar em consideração.

Espaço traseiro:

Medindo 4,23 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, o EX30 é o menor Volvo já produzido . Enquanto o espaço para os passageiros dianteiros é bem positivo, quem viaja atrás não terá tanto conforto, e terá que negociar com os passageiros da frente alguns centímetros a mais. 

Espaço traseiro é um dos pontos negativos do Volvo EX30
Maurício Campelo/iG
Espaço traseiro é um dos pontos negativos do Volvo EX30

Com 1,79m de altura, fiquei no limite do espaço traseiro do EX30 . Apesar disso, o assoalho é bem plano e consegue levar três pessoas tranquilamente. Vale ressaltar que os passageiros traseiros não contam com saídas de ar-condicionado, mas possuem duas entradas USB-C.

Mantendo o mesmo conceito da dianteira, os comandos para os vidros elétricos estão posicionados no centro do carro. Assim como no Citroën Aircross , esse recurso é extremamente incômodo.

Comando de vidros traseiros no Volvo EX30
Maurício Campelo/iG
Comando de vidros traseiros no Volvo EX30

O caimento do teto, apesar de não ser de cupê, pode atrapalhar um pouco, especialmente ao entrar e sair do carro, demandando uma certa atenção com a cabeça. 

Impressões ao volante:

Ao entrar no Volvo EX30 , o condutor é muito bem recebido, mas precisa se atentar aos detalhes. É importante configurar o carro - espelhos, mapas, conexão com celular, assistentes e alertas - antes de começar a condução, para que o sistema não fique te mandando prestar atenção na rodovia. A chave, que é um cartão, precisa estar posicionada no local correto para ligar o carro. Não é uma grande falha, mas em um carro de mais de R$ 200 mil , a chave poderia ser presencial. 

Como em todo carro elétrico , a ausência do som na cabine ainda é impressionante, mas quem está de fora escuta uma leve canção para se atentar que o carro está em movimento.

São cinco opções de cores para o EX30 no Brasil
Maurício Campelo/iG
São cinco opções de cores para o EX30 no Brasil

É em movimento que o EX30 se destaca. Com 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque em todas as versões, o modelo sino-sueco acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão Core e em 5,3 segundos nas demais opções . O torque instantâneo do motor elétrico faz os passageiros colarem nos bancos, não se surpreenda se um sorriso aparecer no rosto de algum ocupante.

A direção é bem direta e conta com auxílio elétrico para facilitar manobras em espaços apertados. O posicionamento do pacote de baterias no assoalho do EX30 garante um centro de gravidade baixo, o que, aliado à baixa altura do modelo, proporciona uma sensação de dirigir bem esportiva.

Os bancos que contam com ajustes elétricos e bem amplos na versão Ultra, permitem uma posição mais SUV ou similar a um kart, dependendo do gosto do cliente.

Volvo EX30 tem rodar muito tranquilo e silencioso
Divulgação
Volvo EX30 tem rodar muito tranquilo e silencioso

Em estradas, a suspensão do EX30 é bem calibrada. O modelo é equipado com rodas de 18, 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão. A combinação de carro baixo com roda de tamanho avantajado não costuma ser boa ao passar em buracos, portanto, evite-os, já que o modelo não conta com estepe.

Nos inevitáveis, o EX30 mostra que não está acostumado com isso, ou melhor, não foi projetado para isso, e o impacto é sentido. A suspensão não bate seco  nem dá fim de curso, mas o incômodo é notável.

Tanto no trânsito de São Paulo quanto nas rodovias que ligam a megalópole a Campos do Jordão , foi possível testar o Volvo Pilot Assist , piloto automático adaptativo que permite trocar de faixa sozinho, regular a distância do veículo à frente, e entre caminhões, por exemplo. O sistema ainda tem a função stop & go, ou seja, no trânsito, ele para e volta a andar automaticamente, desde que a parada do carro adiante seja bem rápida.

Como segurança é a palavra de ordem na Volvo , o EX30 consegue ler as placas de trânsito, e deixa essa informação visível perto da velocidade do veículo. No trajeto de ida, o carro estava com o alerta de velocidade ativado, portanto, toda vez que ultrapassava o limite da via, capturado pelas câmeras do carro, quatro bips eram emitidos para o condutor saber que estava acima do limite. O carro não trava o acelerador, apenas avisa que está acima da velocidade.

Volvo EX30 pode realizar curvas sozinho, mas pede que motorista mantenha sempre as mãos no volante
Divulgação
Volvo EX30 pode realizar curvas sozinho, mas pede que motorista mantenha sempre as mãos no volante

Na volta, já em outro carro, o sistema havia sido desativado, mas basta procurar os comandos na central multimídia para ser ativado novamente. Vale ressaltar que, apesar de executivos da marca afirmarem que o EX30 consegue identificar placas de velocidades de carros de passeio e de veículos pesados, em alguns momentos o carro emitiu o alerta de velocidade por estarmos acima do limite de velocidade para carros pesados, enquanto estávamos abaixo do limite de velocidade para carros de passeio, que é o caso do EX30.

O Volvo EX30 pode superar o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass?

Essa é a pergunta que abre o texto e é bem difícil de responder. Na minha opinião, sim. Entre as opções, é o carro que eu levaria para casa, entretanto, gosto é algo muito pessoal.

Volvo EX30
Divulgação
Volvo EX30

Em termos de desempenho , o EX30 é incomparável, fazendo 0-100 km/h em 5,7 segundos, bem abaixo dos 9,4 segundos com Compass 1.3 turbo (6,3s no caso do Compass com motor Hurricane 4 ) e no Corolla Cross com motor híbrido , na casa de 13 segundos.

Em espaço, os SUVs maiores - e mais acessíveis -, superam o escandinavo, entretanto, quem compra um carro elétrico sabe que precisa fazer algumas concessões, quase sempre, pagar mais caro e por menos espaço.

O proprietário do EX30 (87% dos 2 mil compradores da pré-venda são novos na marca) precisa levar em consideração que fazer grandes viagens será mais complicado, apesar da Volvo garantir 36 rotas e 19 mil km cobertos pelos carregadores da marca, existem problemas na infraestrutura como carregadores desligados, por exemplo, que atrapalham a experiência.

Volvo é a fabricante que mais instala carregadores no país; estações da marca trazem opções de alta velocidade e mais lentas
Divulgação/Volvo
Volvo é a fabricante que mais instala carregadores no país; estações da marca trazem opções de alta velocidade e mais lentas

Para quem tem dois carros na garagem, quer um elétrico, ou o status que um Volvo oferece, o EX30 é um grande produto, apesar de que, pode não agradar a todos, afinal, possui suas características próprias, como a ausência de uma tela à frente do volante e o espaço traseiro apertado.

O EX30 pode sim ser o carro que fará a Volvo mudar sua história no segmento premium. Apesar de mais acessível, ainda é um Volvo . Com expectativa de vender 10 mil unidades somente em 2024, o EX30 sozinho, pode fazer o número de carros vendidos pelos suecos ser maior do que todo o volume vendido no ano passado, e atingir recordes de vendas. Se será o caso, só o tempo irá dizer.

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