A BMW anunciou nesta quarta-feira (3) a nova geração da X2 e sua variante elétrica, a IX2. Agora, esses modelos deixaram de ser hatchbacks grandes para se tornarem SUVs no estilo cupê. O X2 , que estava fora do mercado brasileiro desde 2020, retorna em um novo estilo e tem como concorrentes o Mercedes GLA 200 (R$ 369.900), Land Rover Evoque (R$ 471.950) e o Audi Q3 Sportback (R$ 349.990).
O modelo X2 custa R$ 388.950, enquanto a variante elétrica IX2 chega por R$ 443.950, uma diferença de R$ 55 mil. Esses modelos estão entre os 15 lançamentos que a BMW, junto com a Mini, pretende fazer no Brasil em 2024.
Os modelos serão importados de Regensburg, na Alemanha, onde são produzidos, diferente do irmão X1 , fabricado no Brasil. Os SUVs cupê têm muitas semelhanças com o X1, mas aqui em um estilo cupê. A frente adota a nova identidade visual da marca, com faróis mais afilados e a famosa grade "Duplo Rim" em formato de triângulo no X2 , totalmente fechada no IX2 , mas ambas emolduradas com LED.
Nas laterais, as rodas de 20 polegadas (pneus 245/40) têm um visual charmoso com elementos diamantados e em preto. A partir da coluna "C", o modelo se assemelha ao X6 , com a caída do teto. As lanternas, 100% em LED como na frente, têm um desenho que avança até a tampa do porta-malas. Há também um spoiler em destaque.
Em termos de dimensões, o modelo cresceu em relação ao seu antecessor. São 4,55 metros de comprimento (19,4 cm maior), 1,84 m de largura (2,1 cm a mais), 1,59 m de altura (6,4 cm a mais) e o entre-eixos ficou 2,2 cm maior, com 2,69 m. O porta-malas suporta 560 litros. A plataforma utilizada é a UKL2, a mesma vista no X1, nos Séries 1, 2 e também no Mini Countryman e Clubman , ou seja, é possível utilizar ela de diversas formas.
Os motores são novos na linha X2 , mas já conhecidos na marca. Trata-se do 2.0 TwinPower turbo de quatro cilindros a gasolina, com 204 cv e 30,6 kgfm de torque (no X1, são 32,5 kgfm). O câmbio é automatizado Steptronic de sete velocidades, banhado a óleo. O grande “pulo do gato” aqui é a tração integral, já que no X1 a tração é dianteira.
Isso difere também na aceleração de 0 a 100 km/h, que o X2 faz em 7,4 segundos, enquanto o X1 precisa de 7,6 segundos. A velocidade máxima do X2 é de 231 km/h. O motor trabalha em ciclo Miller, com consumo divulgado pelo PBEV de 9,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada.
A versão elétrica IX2 possui 306 cv de potência (313 cv com o modo boost ativado por dez segundos) e 50,4 kgfm de torque, graças à bateria de íons de lítio de 64,8 kWh, chamada de BMW-CATL, que oferece uma autonomia de 337 km segundo o Inmetro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos.
A bateria pode ser carregada em 6h30 no Wallbox de 11 kW até 100% (AC). Esse tempo diminui para 3h45 no Wallbox de 22 kW, e em carregadores ultra-rápidos (DC) de 100 kW são necessários apenas 38 minutos para recarregar de 10% a 80%.
O interior é semelhante ao de outros modelos da BMW , incluindo o X1 . As duas telas são acopladas, com 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e 10,7 polegadas para a tela central, que aceita Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Os veículos possuem um sistema de navegação com realidade aumentada, utilizando uma câmera na dianteira para mostrar o percurso na tela.
O sistema também inclui recursos ADAS, como piloto automático adaptativo Stop & Go, correção e centralização de faixa, alerta e frenagem de emergência em caso de colisão, entre outros.
Outros equipamentos incluem Head-Up Display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon, Assistente Pessoal Inteligente BMW, massagem nos bancos, entre outros.
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