O Exército brasileiro anunciou a compra de 420 veículos blindados , todos do modelo LMV-BR , produzidos pela italiana Iveco Defence Vehicles , divisão especializada em veículos pesados e de guerra da Iveco. No Brasil, esses modelos são batizados de Guaicurus .
Segundo a própria Iveco Defense, o pedido brasileiro custou R$ 1,4 bilhão e todas as unidades serão entregues até 2034, com as primeiras unidades desembarcando no Brasil somente em 2026.
Como são os blindados?
Desde 2022 na frota do Exército brasileiro, o Iveco LMV-BR
é fabricado localmente em Minas Gerais, na primeira planta da Iveco fora da Europa.
Os veículos pesam oito toneladas e são equipados com motor 3.0 turbodiesel de 220 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas e permite que a velocidade máxima do utilitário militar seja de 140 km/h, mas em trajetos fora de rodovias o máximo alcançado é de 90 km/h.
Projetado para rodar em superfícies inóspitas, as quatro suspensões do modelo são independentes, o que é uma vantagem. Além disso, o Guaicurus tem capacidade de atravessar terrenos alagados com até um metro e meio de altura. Para efeito de comparação, a capacidade de submersão de um Mitsubishi Pajero Sport é de 70 cm.
O LMV-BR conta com 4,86 metros de comprimento e 2,20m de largura. Na Europa, a versão do utilitário oferece 3,23 metros de entre-eixos, e deve ser próxima do modelo fabricado localmente.
O Iveco LMV-2 (Light Military Vehicle) é utilizado também pelas forças militares de Espanha, Itália e Inglaterra, e conta ainda com uma versão chassi, que pode ser convertida conforme as necessidades do exército e até mesmo uma opção ambulância.
Como é a blindagem do LMV-BR?
Segundo a Iveco, o modelo conta com capacidade de resistir a tiros de fuzis calibre 7,62. Além disso, todo o assoalho do veículo conta com uma proteção especial contra artefatos explosivos. O tanque de combustível é revestido com uma espuma especial e até os pneus podem rodar sem pressão de ar.
Além disso, o modelo tem capacidade para transportar cinco ocupantes, que precisam utilizar um sistema de comunicação próprio devido ao elevado nível de ruído dentro do blindado.
O que significa Guaicurus
O nome “extraoficial” remete a índios, reconhecidos pela valentia, que habitavam a região de Mato Grosso do Sul, Goiás e região do Chaco do Paraguai. Entretanto, em tupi-guarani o termo significa pessoa sarnenta, um indivíduo traidor ou malvado.