Sedãs já tiveram uma grande representatividade no mercado brasileiro, mas nos últimos anos a procura por esse segmento vem caindo bastante, tanto que algumas marcas já nem cogitam investir nesse setor. Apesar disso, alguns modelos seguem desvalorizando pouco no mercado de seminovos, e o mais recente estudo divulgado pela Mobiauto apontou que alguns modelos até valorizaram recentemente; confira:
Segundo levantamento da Mobiauto , os sedãs representam 15,1% das vendas de carros zero km em 2024, uma queda em relação aos 16,7% emplacados no mesmo período em 2023 e a tendência é que o mercado continue encolhendo, enquanto os SUVs compactos se multiplicam pelo mercado.
Segundo o economista e CEO da Mobiauto, Sant de Castro Jr, a depreciação total dos seminovos em 2023 foi de 9,48%, entretanto, os sedãs em específico perderam, em média, 7,5%.
Metodologia
A pesquisa considerou os valores de modelos de segmentos diversos como Audi A3 e A4, BMW 320i, Volvo S90, opção 100% elétrica como o JAC E-J7 e até mesmo carros mais acessíveis como Fiat Grand Siena - já fora de linha -, Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus , Honda Civic e City e Toyota Corolla , entre muitos outros. Ao todo foram 192 veículos, considerando as variadas versões e sempre com três anos/modelos: 2021, 2022 e 2023.
Qual modelo apresentou o melhor desempenho mercadológico?
Segundo o levantamento da Mobiauto, o Toyota Corolla Altis 2021 apresentou o melhor desempenho no mercado de seminovos, visto que apresentou uma valorização de 4,06% de janeiro a junho de 2023 para o mesmo período de 2024. O preço médio do sedã passou de 141.888,39 para R$ 147.654,12.
Entretanto, o Corolla foi acompanhado pelo Volkswagen Virtus Highline 2021 que valorizou 1,79%, sendo vendido por R$ 95.268,59. O Hyundai HB20S Vision Pack 2022 ficou 1,34% mais caro, custando 70.762,79.
“Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 9,5%, nós encontraremos 77% dos sedãs pesquisados abaixo desse patamar. Isso quer dizer que o segmento pode até estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, mas os seminovos continuam em alta”, opina Castro Jr.
O executivo ainda destaca a presença do Ford Ka 2021 na lista, sendo o quarto modelo com a menor valorização do mercado, mas sendo o único modelo que não é mais vendido entre os 10 primeiros da lista:
“Outro dado que comprova isso é que o Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 12v 2021, décimo colocado no ranking geral, é um carro que deixou de ser produzido. Ter um ‘fora de linha’ no Top Ten é um sinal bem positivo para a categoria”, afirma.
E quais os que mais desvalorizam?
Do outro lado da tabela, poucas surpresas. Os modelos que apresentaram as maiores desvalorização foram os sedãs importados como Audi A3 (17,64%) , Kia Cerato (17,7%), Volvo S90 (20,30%), Mercedes Benz CLA 250 (20,61%). Entretanto, vale destacar ainda o BMW 320i Sport que desvalorizou 22,14%, mas é fabricado no Brasil e o Volkswagen Voyage 1.0 MPI 2023 que apresentou a maior desvalorização, perdendo 24,25% do valor em um ano.
Curiosamente, a desvalorização do sedã compacto da Volkswagen superou a do JAC E-J7 , que além de ser importado, o modelo ainda é 100% elétrico e a JAC possui uma rede de concessionárias bem menor que a de outras fabricantes presentes na lista.