Picapes são sucesso em todo o mundo por sua versatilidade e disposição para o trabalho. Nos Estados Unidos, modelos de tamanhos exagerados são muito populares, há ainda os saudosistas das picapes pequenas como a El Camino , que serviu de inspiração para o projeto da “Impatient Creations”.
Batizada de L Camaro , o modelo busca inspiração na picape dos anos 60 e nos veículos vendidos na Oceania. Principalmente na Austrália, as picapes compactas eram bem fortes até meados dos anos 2010, com a Holden , subsidiária local da Chevrolet oferecendo modelos de alta potência e até o motor V8 do Camaro .
A Holden Maloo era baseada no sedã Commodore e contava apenas com a parte dianteira da cabine, com a parte traseira adaptada para abrigar a caçamba. Aproveitando essa ideia, a Impatient Creations desenvolveu sua própria picape.
O trabalho foi realizado pensando em fazer um modelo bem próximo do que a Chevrolet usaria no período em que o Camaro era produzido, tanto que a picape traz linhas similares ao esportivo na parte traseira, com exceção da lanterna. Segundo os idealizadores do projeto, a ideia era manter uma relação com as demais picapes da GM, já que dificilmente as lanternas originais do Camaro seriam utilizadas em um utilitário.
A fase de fabricação da caçamba levou cerca de um ano, e o modelo foi encomendado por um cliente que já possui outros carros modificados pela empresa. A caçamba conta com dois ganchos que servem para fixar os apoiadores da tampa quando a peça está fechada.
A traseira conta com adesivos de duas faixas que combinam com o capô do carro. As rodas são originais e a picape foi toda pintada no prata original da Chevrolet. Internamente tudo funciona como se fosse original, e segundo os desenvolvedores, essa parte causou certo desafio, já que o Camaro conta com airbags de cortina, por exemplo.
Debaixo do capô está o tradicional V8 LS3 6.2 que entrega 432 cv de potência. A tração segue sendo traseira e entregue graças ao câmbio manual de seis marchas.
Após aparições em alguns eventos, o “L Camaro” - uma referência direta à El Camino - já está sob posse do proprietário, que segundo a Impatient Creations utiliza como uma picape de verdade.
No ano passado, noticiamos que Brian Malczewski, líder de design de exteriores da GM e que trabalhou no desenvolvimento de Camaro e Corvette a partir de 2012, divulgou um esboço de uma picape baseada no Camaro .
Portanto, é provável que até internamente esse modelo tenha sido discutido, mas não devia ser viável ou lucrativo para a Chevrolet apostar em um Camaro picape.