A BYD segue sua ofensiva no mercado brasileiro e irá apresentar três veículos inéditos no país no Festival Interlagos , marcado para os dias 8 a 11 de agosto no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. A informação já havia sido antecipada pelo colega Jorge Moraes , que divulgou o flagra de alguns modelos sendo transportados até o evento, veja quais são:
Segundo a filmagem, a carreta transporta duas unidades do Song Pro , uma unidade do Song Plus reestilizado, duas unidades da minivan Denza D9 e um Bao 5 , SUV cotado para o Brasil e que compartilha plataforma com a picape Shark ; conheça mais sobre os modelos:
Denza D9:
A Denza D9
é uma minivan voltada para o transporte executivo de passageiros e aposta em alto luxo. Medindo 5,25 metros de comprimento; 1,96 m de largura; 1,92 metros de altura e 3,11 metros de entre-eixos. Na China, estão disponíveis versões híbridas com até 1040 km de alcance (190 km em modo elétrico) ou mesmo uma opção 100% elétrica com 600 km de autonomia.
O modelo pode comportar quatro ou sete ocupantes, dependendo da opção escolhida, mas garante que todos os passageiros tenham muito conforto e luxo. Os bancos são em couro e podem contar com 10 ajustes, ventilação, aquecimento e até massagem. A segunda fileira ainda oferece dois apoios para os braços e até mesmo um sistema multimídia individual.
O interior da cabine lembra bastante os modelos mais caros da BYD como o Han e Tan e traz central multimídia de 15,6 polegadas e painel de instrumentos de 10,25”, teto solar panorâmico. Detalhes como o seletor de marchas, por exemplo, parece ser o mesmo do Han e Tan.
Na China, o modelo custa a partir de 49,3 mil dólares (R$ 274,7 mil) na opção híbrida e US$ 57,5 mil (R$ 320 mil) na opção 100% elétrica.
Bao 5
Outro modelo de destaque na carreta da BYD
é o Fang Cheng Bao Bao 5
, também chamado de Leopard 5
. O SUV
com desenho quadradão lembra até um Land Rover Defender
e pode ser vendido no Brasil no futuro, já que compartilha a plataforma com a picape Shark
.
Medindo 4,89 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 2,8 m de distância entre-eixos, o Bao/Leopard 5 aposta na motorização híbrida plug-in. Debaixo do capô o SUV traz um motor a gasolina de 197 cv, um propulsor elétrico dianteiro de 272 cv e um traseiro de 387 cv. A potência total combinada é de 687 cv e o torque total é de 77,5 kgfm.
Em modo exclusivamente elétrico, o Bao 5 consegue percorrer 78 km com apenas uma carga, mas com o motor a combustão atuando como gerador, o alcance chega a 1200 km segundo a fabricante.
Internamente, o Bao 5 se destaca pela tela de LCD de 12,3 polegadas que funciona como painel de instrumentos, a central multimídia de 15,6” e uma tela de 12,3 polegadas para o passageiro. O modelo tem capacidade para apenas cinco ocupantes e custa 54.840 dólares, o equivalente a R$ 305 mil em conversão direta. Por aqui, a chegada do modelo ainda é incerta, mas a presença no Festival Interlagos pode servir como clínica para a marca avaliar se importa o modelo ou não.
Song Plus atualizado
Na China, o Song Plus recebeu uma nova versão e ganhou até mesmo um nome diferente. Batizado de Seal U por lá, o modelo nada mais é do que o Song Plus com atualizações visuais para ficar mais próximo do sedã elétrico Seal. Essa movimentação foi realizada pensando na Europa, onde o Song Plus não é vendido, somente o Seal U.
Além da mudança visual, o interior traz um novo seletor de marchas e o acabamento é todo na cor preta. Vale destacar ainda a central multimídia, que passou de 12,8 para 15,6 polegadas e as baterias elétricas foram aprimoradas.
Se o Song Plus vendido por aqui já traz novas baterias , o “Seal U” é vendido com baterias de 26,3 kWh, que garantem autonomia elétrica de 150 km, bem superior aos 105 km do modelo vendido no Brasil. Resta ver se a BYD irá oferecer o Seal U como um modelo independente ou uma reestilização do Song Pro.