A segurança é um item muito importante nos carros atuais e a Toyota está tentando usar a tecnologia para tornar seus carros mais seguros e usa o drift para demonstrar os avanços nesse sentido.
O vídeo apresentado pelo Instituto de Pesquisa da Toyota (TRI), em parceria com o departamento de engenharia da Universidade de Stanford , mostra duas unidades do Supra realizando drifts em modo autônomo, e segundo a marca, é uma demonstração de tecnologia em segurança.
Cada carro tinha uma programação distinta, mas tinha os sensores e computadores necessários para controlar direção, freio e acelerador. O carro da frente foi programado para realizar as manobras, enquanto o de trás deveria reagir às manobras do carro da frente.
Nesse caso, os carros se comunicavam através de conexão Wi-Fi
, com o da frente indicando e antecipando suas ações, enquanto o de trás se adaptava aos movimentos.
Curiosamente, os dois carros foram batizados. O da frente foi chamado de " Keisuke
", enquanto o de trás recebeu o nome de " Takumi
". Uma referência ao mangá e anime Initial D
, talvez?
Mas como isso ajuda no trânsito?
Segundo Avinash Balachandran, vice-presidente da divisão de direção humana da TRI, a ideia é que o carro assuma o controle em um momento crucial para tentar evitar uma colisão no último segundo, podendo até mesmo realizar uma belíssima derrapagem controlada para se salvar.
“Essa nova tecnologia pode entrar a tempo de salvaguardar o motorista e gerir uma perda de controle, da mesma forma que um piloto de drift profissional faria”.
A ideia é que a tecnologia reaja mais rápido que qualquer ser humano e ficar pronto para atuar em qualquer risco de colisão. Apesar disso, a tecnologia ainda precisa de muito aperfeiçoamento antes de ser de fato anunciada em um carro de rua.