Os carros com motores 1.0 são os reis do mercado brasileiro, principalmente no segmento de usados, onde geralmente existem muitos clientes que buscam um carro acessível e que não dê muita manutenção e apresente baixo consumo de combustível. Confira o desempenho de carros com esses motores no mercado:
A pesquisa da Mobiauto levou em conta carros com motores de até 1000 cm³, de 2019 a 2023, e cotou o preços desses carros no primeiro semestre de 2023 e 2024. A depreciação apresentada pelos carros 1.0 foi muito abaixo do mercado de seminovos. No geral, o mercado depreciou 9,48% no período, enquanto os 1.0 perderam apenas 5,95% do valor.
Segundo Sant de Castro Jr, economista, consultor automotivo e CEO da Mobiauto , esse movimento do mercado pode ser explicado pelo programa de incentivo aos carros 1.0 promovido pelo Governo Federal no ano passado, que fez o preço dos carros zero km, e consequentemente, dos seminovos diminuir.
“E isso ajuda a explicar o porquê de uma queda tão pequena de um ano para cá, de menos de 6%: a base de preços um ano atrás já estava baixa. Não havia motivos para que os últimos 12 meses apontassem nova queda significativa”.
Ao todo, a lista reuniu 211 versões de 26 modelos diferentes, reunindo desde modelos mais novos como Polo Track e exemplares mais antigos como Fiat Uno . Embora alguns SUVs já sejam oferecidos com motor 1.0 turbo, a lista não contou com esses modelos.
Segundo o levantamento, nove modelos apresentaram valorização de 2023 para 2024, confira a lista abaixo:
“Costumo usar uma métrica muito particular para definir os segmentos que se mantêm em alta no Brasil: a presença de carros fora de linha. No caso dos populares, os dez mais bem colocados na pesquisa incluem cinco modelos que já foram descontinuados. Isso mostra a solidez do segmento, ou seja, a interrupção de produção de um ou outro modelo afeta muito pouco o segmento como um todo”, opina o CEO da Mobiauto.
Entre os modelos que mais desvalorizaram, a maior parte dos representantes foram justamente veículos com ano/modelo 2023, indicando até uma lógica básica do mercado de que os carros desvalorizam mais no primeiro ano, confira a lista abaixo: