A Chevrolet apresentou oficialmente o Corvette mais potente da história. A versão ZR1 , conhecida por ser a mais potente do esportivo estadunidense, chegou à oitava geração do Corvette trazendo turbocompressores e mais de 1000 cv sem auxílio de energia elétrica.
Os engenheiros da Chevrolet sempre afirmaram que estavam desenvolvendo algo pra lá de especial quando falavam sobre o Corvette ZR1 . O modelo foi mais rápido que o ZR1 de geração anterior já na primeira volta na pista de testes da GM em Michigan e já na primeira volta em Nürburgring , o modelo superou as 200 mph (321 km/h) de velocidade máxima. São 1078 cavalos de potência e 114,5 kgfm de torque, extraídos do motor V8 LT7.
Esse motor é exclusivo dessa versão, mas é uma evolução do V8 LT2 de 6.2 litros que entrega até 502 cv para o Corvette Stingray e 664 cv com auxílio de energia elétrica no Corvette E-Ray . No Z06, o motor já é diferente. Nesse caso, o V8 LT6 de 5.5 litros oferece 679 cv de potência e traz alguns equipamentos derivados do Corvette C8.R de competição.
O ZR1 da geração C7 era equipado com motor V8 e tinha o auxílio de um supercharger para entregar 765 cv de potência, e era, até então, o Corvette mais potente já fabricado até então.
O novo motor é “irmão” do LT6 da versão Z06 e compartilham o desenho do bloco, capacidade volumétrica e o virabrequim plano. Além de duas turbinas, o ZR1 conta com um novo sistema de admissão, injeção direta de combustível, novos pistões e cabeçotes, o que reduziu a taxa de compressão do motor. A transmissão segue sendo automática de dupla-embreagem e oito marchas.
Nos últimos anos, o Corvette sempre surgiu como alternativa mais barata em relação aos esportivos europeus, e se provando competitivo contra modelos de Porsche , Ferrari e Lamborghini . A adoção do motor central tornou o Corvette ainda mais capaz nesse sentido, e foi quase um segundo mais rápido que o ZR1 de geração anterior no circuito de Virginia, nos Estados Unidos. Segundo a Revista Car And Driver, o modelo deve superar o McLaren 765 LT em tempo de volta no tradicional circuito.
Ganho em potência e perda de praticidade
Para conseguir o aumento de potência e de performance em pista, a Chevrolet precisou dispensar alguns itens como o porta-malas dianteiro, que não pode mais ser utilizado por conta do capô que possui uma entrada de ar, que além de mais pressão aerodinâmica, direciona o ar para um trocador de calor. Apesar disso, o ZR1 será oferecido na versão conversível.
Entretanto, assim como outros Corvettes de oitava geração, os proprietários conseguem acomodar duas bolsas de golf no compartimento traseiro.
Visual mais agressivo
Na primeira impressão, o ZR1 se destaca pelo tom amarelo, tradicionalmente usado pela Corvette Racing ao redor do mundo. Apesar disso, o para-choque dianteiro parece ser exatamente o mesmo do Z06, mas com novos apêndices aerodinâmicos. O já citado capô é inédito, bem como a tampa do motor, que traz um desenho vazado e com uma divisão, dando um estilo diferenciado e que remete ao Corvette Stingray de 1963 e também ao Corvette GT3.R de competição. Além disso, as entradas de ar na lateral do carro também foram modificadas para aprimorar o desempenho do motor.
Interior sem muitas novidades
Internamente, o Corvette ZR1 é um Corvette comum, e mantém o volante de base e topo retos, e a central multimídia de 8 polegadas voltada para o condutor. Nas imagens de lançamento, o modelo conta com bancos na cor laranja, mas há opções mais comportadas.
Quanto custa?
O preço final só será revelado quando o modelo estiver próximo de produção, é certo que ele custará mais que os US$ 112,7 mil (R$ 637 mil) cobrados pelo Corvette Z06 e a expectativa é que na opção mais cara, com o pacote ZTK - que adiciona mais downforce-, o Corvette ZR1 ultrapasse a marca de 200 mil dólares (R$ 1,1 milhão em conversão direta). Por esse preço é possível comprar um Porsche 911 Turbo no mercado norte-americano.