Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)
Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos
Fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)

A produção global da  Toyota caiu 12,9% em junho, marcando o maior declínio desde dezembro de 2022. Essa diminuição se repete pelo quinto mês consecutivo e reflete nos desafios enfrentados pela montadora japonesa, principalmente em seu mercado doméstico, o Japão, além da China, onde teve a maior perda.

De acordo com a agência Reuters, o recuo na produção está vinculado a problemas de certificação no Japão, onde o Ministério dos Transportes encontrou irregularidades em pedidos de certificação de vários modelos. 

Vale lembrar que a Toyota já tem histórico de irregularidades. Uma delas ocorreu em abril do ano passado, quando o  Yaris Activ e o Yaris Cross, junto com outros 64 modelos foram alvos de fraudes quando autoridades locais descobriram que as unidades enviada para testes de colisão tinham sofrido modificações nas estruturas das portas pelos engenheiros da Toyota para obter uma pontuação melhor, diferentemente do projeto original do carro distribuído aos clientes.

Fábrica da Toyota na Rússia Reprodução
Fábrica da Toyota na Rússia Reprodução
Toyota Hilux 2022 Divulgação
Toyota Hilux 2022 Divulgação

Além disso, a Toyota enfrenta uma concorrência crescente de carros elétricos e híbridos, especialmente da BYD , que tem ganhado destaque na China devido a incentivos governamentais e preços competitivos para este mercado.

Na América do Norte, onde concentra seu maior mercado, a produção da Toyota caiu 6,2%, e na Europa, o declínio foi de 6,6%. Porém, a maior queda ocorreu na China, com uma redução de 21,7%. A competição acirrada com marcas chinesas têm pressionado a Toyota no mercado por lá.

Já as vendas globais da Toyota também diminuíram, caindo 5,1% em junho, com a maior perda ocorrendo justamente no Japão e na China. Durante o primeiro semestre de 2024, a produção global caiu 5%, e as vendas globais recuaram 0,9%.

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