A Daihatsu , marca de propriedade da Toyota que fabrica “kei cars” no Japão , está sendo acusada de burlar testes de colisão com 64 modelos, sendo 44 deles, ainda em produção, encerrou a fabricação de todos os seus carros.
A Daihatsu é acusada de fraudar os testes de segurança pelos quais os carros precisam ser submetidos antes de serem produzidos e vendidos no Japão . Esses testes consistem em avaliações de segurança e emissões de poluentes .
Segundo uma investigação independente, a Daihatsu
instalou timers para disparar os airbags
, ao invés de sensores que detectam impactos. Em casos de colisão, o relatório reporta que informações de colisão do lado do passageiro eram utilizadas como se fossem do impacto do lado do motorista.
O Diretor Executivo da Daihatsu
, Ide Keita, declarou que a empresa irá contribuir com as investigações para que a confiança do público na marca seja restaurada o mais rápido possível.
O caso foi descoberto em abril
, mas os resultados da investigação independente estão sendo divulgados aos poucos. Todas as quatro fábricas da marca no Japão foram fechadas
.
No último ano fiscal, a Daihatsu foi a fabricante que mais vendeu os “ kei cars
” no Japão, conquistando 33,4% desse público
. A Daihatsu é 100% controlada pela Toyota desde 2016 e exporta seus veículos para os países do sudeste asiático.
Marca era elogiada por desenvolvimento rápido
O Presidente da Daihatsu, Okudaira Soichiro, declarou que a empresa não compreendia completamente o estresse e tensão
a qual seus funcionários eram submetidos. O executivo admitiu que havia uma cultura onde os funcionários não podiam falar quando estavam em situações desagradáveis
.
A marca havia se destacado pelo rápido desenvolvimento de novos modelos, e com isso, os carros futuros recebiam menos prazo para pesquisa, desenvolvimento e validação, o que pode ter sido uma das causas que motivaram alguns funcionários a fraudarem os testes.
Toyota Yaris Cross pode ser afetado
Com o recente crescimento da marca no mercado asiático, a Daihatsu ficou até encarregada do desenvolvimento de uma plataforma dedicada a veículos de baixo custo, chamada de DNGA (Daihatsu New Global Architecture). A partir dessa plataforma nasceram veículos comercializados pela Daihatsu , Toyota e até Subaru .
O primeiro carro da DNGA para o Brasil deve ser o Toyota Yaris Cross . Sabemos que o SUV já roda em testes no Brasil, mas com a notícia da falsificação dos testes, não se sabe as ações que a Toyota brasileira tomará com a novidade. O Yaris Cross é a principal aposta da Toyota para 2024 e poderia chegar como híbrido mais acessível da marca, já com produção local.