Uma Ferrari F40 à venda é uma coisa rara em todo o mundo, afinal, apenas 1.311 unidades foram fabricadas, todas com motor V8 bi-turbo. Entretanto, no Reino Unido, um exemplar equipado com motor V12 está sendo leiloado; mas o que explica esse modelo único?
Essa F40 específica é uma criação da Simpson Motorsport , uma empresa de corrida que já havia operado uma Ferrari 348 LM para um piloto chamado Stefano Sebastiani. Essa conexão com Sebastiani, fez com que a Simpson se aproximasse da Ferrari e a equipe conseguiu comprar diretamente da fabricante uma unidade da F40 utilizada em testes de colisão na fábrica de Maranello .
Sebastiani e a Simpson Motorsport decidiram então criar algo único e utilizaram o motor V12 de uma Ferrari 550 , lançada em 1996, no lugar do V8 bi-turbo. O novo propulsor faria da F40 quase 10 cv mais potente (485cv vs 478 cv).
Visualmente, o modelo foi equipado com um kit da F40 GTE de competição e ganhou até mesmo uma gaiola certificada pela FIA. O modelo foi certificado e competiu em eventos na Europa e no Reino Unido, entre 2002 e 2006, antes de ser retirado da competição. O modelo participou, por exemplo, dos 1000km de Spa e das 6 Horas de Vallelunga.
Mauro Baldi, ex-piloto de Fórmula 1, vencedor das 24 horas de Le Mans de 1993, pilotou o carro em uma das provas em Vallelunga e afirmou que o modelo era muito melhor de guiar do que o original com motor V8 biturbo,
Agora, o modelo retorna aos holofotes ao ser leiloado pela Iconic Auctioneers e custa entre 500 e 600 mil libras - R$ 3,6 mi e 4,3 mi -, apesar do valor elevado, estima-se que seja metade do valor cobrado por uma F40 de “uso diário”. Em um leilão no ano passado, uma unidade da F40 original foi arrematada por 3,3 milhões de dólares, o equivalente a 18,5 milhões de reais.