Veículo ficou atolado em areia de praia
Reprodução/Twitter
Veículo ficou atolado em areia de praia

Não é normal ver um veículo militar nas ruas, ainda mais sem escolta de qualquer tipo de autoridades. Foi exatamente por esse motivo que um cidadão da Califórnia reportou à polícia um veículo suspeito em um estacionamento em Los Osos , uma pequena cidade costeira na Califórnia. O veículo se trata de um caminhão militar desenvolvido para transporte, principalmente o tanque de guerra M1 Abrams e havia sido roubado do exército dos Estados Unidos.

Após ter sido notificado, as autoridades chegaram ao estacionamento para tentar interceptar o veículo, mas o motorista escapou e iniciou uma perseguição até o Parque Estadual Montana de Oro, onde o caminhão quebrou um portão até chegar na praia de Sandspit Beach. O motorista foi identificado como Patrick Kevin VanNess, de 63 anos de idade , morador de Los Angeles. 

Qual o veículo militar roubado?

M1070 é um veículo militar para transporte de maquinário pesado
Reprodução
M1070 é um veículo militar para transporte de maquinário pesado

O caminhão militar é um Oshkosh M1070 , fabricado desde 1992 para as forças militares dos Estados Unidos, mas também é utilizado por Egito, Iraque, Israel, Marrocos, Reino Unido, entre outros. 

Com o foco em realizar transportes, o M1070 foi inicialmente projetado para transportar o tanque M1 Abrams, que pesa até 66 toneladas. Medindo entre 9,09 m e 9,67 m de comprimento; 2,59 m de largura e 3,96 m de altura, o caminhão pode transportar até seis pessoas (contando com o piloto).

Disponível em três versões, o M1070 pode ser equipado com motor Detroit de 12,06 litros de 500 cv de potência e 200 kgfm de torque, ou Caterpillar 18,01 litros que entrega 700 cv de potência. 

A unidade em específico foi fabricada em 2024 e foi roubada enquanto estava em trânsito até uma base militar no sul da Califórnia. O modelo tem valor estimado na casa dos 500 mil dólares (R$ 2,8 milhões). Segundo o Sheriff do Condado de San Luis Obispo, o modelo foi removido da praia no dia primeiro de agosto, dia seguinte após a captura do suspeito. A demora para a retirada do modelo foi devido ao seu tamanho e peso, o que atrapalha sua locomoção na areia. 

Apesar de curioso, não foram fornecidos mais detalhes oficiais sobre como o homem de 63 anos de idade estava circulando em uma pequena cidade da Califórnia com um caminhão militar de quase 10 metros de comprimento e 18,5 toneladas sem levantar suspeitas, além de claro, como esse veículo foi roubado dos militares? Caso mais detalhes sejam fornecidos, iremos atualizar a matéria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!