Um quadriciclo elétrico de 2,4 metros de comprimento, 8 cv de potência e 80 km de alcance não é o que se imagina quando se fala em um veículo militar . Entretanto, uma publicação no Linkedin mostra o pequeno quadriciclo sob posse do Exército dos Países Baixos , que comprou cinco unidades .
A publicação foi feita por um sargento e compartilhada por um executivo da marca alemã que celebrou a utilização do pequeno veículo. Segundo a postagem, o ministério da defesa local comprou cinco unidades do Opel Rocks , que é oferecido por 8.699 euros , cerca de 47.200 reais na cotação atual.
Segundo a postagem, o pequeno veículo leva cerca de quatro horas para carregar as baterias de 5.5 kWh e alcança velocidade máxima de 45 km/h .
A postagem original ainda afirma que o carrinho passará por modificações , mas as novidades não devem ir além de rádio e luzes auxiliares. Uma versão com esteiras seria interessante, não?
Brincadeiras de lado, mesmo com ajustes, o Opel Rocks Electric não deve nem chegar perto de treinamentos militares ou campos de batalha , já que instalar blindagens ou armamentos fariam o peso aumentar e a autonomia e aceleração ficarem ainda menores. Ao menos o quadriciclo é furtivo , já que se move sem fazer barulho.
A utilização deve ser restrita ao transporte de pessoal, itens leves e patrulhamento em quartéis ou demais áreas militares.
Curiosamente, além do Opel Rocks , a publicação mostra também um Hyundai Nexo , SUV elétrico movido a célula de combustível a hidrogênio , capaz de percorrer 660 km no ciclo WLTP e produzir até 163 cv de potência. O modelo aparece em diversas postagens do sargento, então não é de se estranhar o interesse dos militares holandeses por tecnologias elétricas .
O Opel Rocks Electric é baseado no Citroën Ami , que pode ser conduzido por pessoas com menos de 18 anos de idade e até dispensa a necessidade de carteira de habilitação em alguns países da Europa.
A chegada do Citroën Ami ao Brasil foi confirmada por Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, mas não foram revelados mais detalhes sobre preços ou data da chegada, nem sobre como ele será classificado em termos de legislação.