Gol Special
Brunelli Veículos Antigos
Gol Special

O VW Gol foi líder de vendas no Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2013. Durante esse período, o Gol tornou-se um dos carros mais populares e icônicos.

O Fiat Palio, por sua vez, foi o melhor em três ocasiões: 2014, 2015 e 2016. Em 2014, ele superou o Gol, quebrando a longa sequência. Já o Uno, foi líder de vendas no Brasil por 5 anos consecutivos, de 1991 a 1995.

Durante esse período, o Uno se destacou por sua economia de combustível e preço acessível, conquistando uma grande base de consumidores e dominando o mercado brasileiro de automóveis.

Tanto Gol, como Uno, Palio, Celta e Ka nasceram com a conotação popular, incentivo do governo brasileiro, nos anos 1990, para a criação de carros mais acessíveis à população.

A iniciativa envolveu a redução de impostos para veículos de menor cilindrada e preços mais acessíveis, incentivando as montadoras a produzir carros mais econômicos e compactos.

Hoje, os populares praticamente acabaram, principalmente pela questão do preço e também pela quantidade de itens obrigatórios.

Para ter ideia, modelos como Gol, Uno original, Kombi, entre outros, saíram do papel por não terem estrutura para agregar airbag, sistemas de freio ABS, controle de tração, sistema de fixação de cadeira para bebê com Isofix, entre outras. Os itens de segurança são obrigatório e tornam os veículos mais seguros, porém tão caro quanto.


Outra estratégia da indústria para aliviar a linha de produção é produzir veículos com todos os equipamentos. Aquela história de tirar ou colocar protetor de cárter, ou mesmo uma direção hidráulica, ou ar-condicionado, acaba retardando o andamento da montagem final.

Sem os famosos " peladões " ou " pés de boi ", como eram chamados na época, os modelos de entrada perderam sentido e talvez por isso passaram a ser ignorados.

Hoje, os modelos mais em conta do mercado são: Fiat Mobi (R$ 74), Renault Kwid (R$ 74,6) e Citroën C3 (R$ 74,8). Atualmente eles estão da sexta posição para baixo. Mobi 6º, o Kwid 13º e o C3 lá atrás, o 26º.

Com isso, é possível dizer que os mais acessíveis deixaram de ser popular e que a procura pelo mesmo valor está em um carro melhor seminovo ou até mesmo em um zero, só que em uma categoria maior.

Vale dizer que assim como a venda de zero, as vendas de carros usados no Brasil apresentaram mais um resultado positivo expressivo no mês de julho, segundo relatório divulgado pela Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados).

Os números quando comparados ao mês de junho aumentaram 13,3%, totalizando a venda de 1.467.096 unidades, contra 1.295.165. Comparando-se com o mês de julho de 2023, o aumento é ainda mais significativo, chegando a 20,4%. O total de vendas acumuladas no ano chegou a 8.810.848 veículos, um aumento de 9,2% sobre o mesmo período de 2023.

Por fim, vale dizer que o poder de compra do brasileiro caiu nos últimos 10 anos. Para comprar uma cesta básica, por exemplo, a fatia necessária do rendimento médio habitual subiu de 21% para 26,1% entre 2013 e 2023. Ou seja, o automóvel zero voltou a ser algo inalcançável para a maioria da população.

Fiat Mobi Like 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking 2023 Divulgação
Fiat Mobi Trekking 2023 Divulgação
Fiat Mobi 2022 Divulgação
Fiat Mobi 2022 Divulgação


Citroen C3 Feel Pack Divulgação
Citroen C3 Feel Pack Divulgação
Citroën C3 Live Pack Divulgação


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!