A Lume Robotics, especialista em soluções de mobilidade autônoma, e a Suzano, produtora de celulose, realizaram uma parceria para testar o primeiro caminhão elétrico autônomo sem cabine da América Latina.
A iniciativa foi viabilizada por um contrato com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no valor de R$ 3 milhões para o desenvolvimento e implementação do veículo, que será testado em um dos terminais portuário da companhia de papel.
O projeto, ainda em desenvolvimento, visa aplicar conceitos da Indústria 4.0, de inteligência artificial, robótica e de mobilidade elétrica.
Como funciona o primeiro caminhão autônomo do Brasil
A parte autônoma será aplicada com software e hardware avançados, permitindo que o veículo opere completamente sem intervenção humana. A tecnologia é capaz de gerar mapas detalhados, localizar-se precisamente em tempo real e navegar autonomamente, desviando de obstáculos fixos ou móveis, além de responder dinamicamente ao ambiente de trânsito.
“Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’, afirma Rânik Guidolini, Diretor Executivo da Lume.
A solução será implementada e validada em uma operação real em um terminal portuário.
A expectativa é que o veículo tenha capacidade de transportar 64 toneladas de celulose do armazém até o costado do navio, percorrendo uma distância de aproximadamente 4 quilômetros por ciclo e realizando cerca de 50 viagens por dia em uma operação contínua e ininterrupta.
A previsão é que o caminhão elétrico autônomo esteja pronto em 2027 e inicie as operações de teste até 2028.
“Estamos muito animados e ansiosos com essa parceria. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia da Suzano, que há 100 anos, busca constantemente soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para nossas operações. Encontrar parceiros que têm o mesmo propósito, reforça ainda mais o compromisso da companhia com a eficiência, a inovação e a sustentabilidade”, diz Beatriz Nalevaiko Venturini, Gerente de Excelência Operacional na Suzano.
Como é a história dos veículos autônomos no Brasil
No Brasil, a história dos veículos autônomos ainda é incipiente, mas vem ganhando tração com o avanço das tecnologias e o interesse de universidades, empresas e startups.
O primeiro carro autônomo desenvolvido no Brasil foi o CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma). Ele foi criado em 2009 por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.
O CaRINA foi projetado para navegar de forma autônoma em ambientes urbanos, utilizando uma combinação de sensores, câmeras e software de inteligência artificial. Este projeto pioneiro marcou o início da pesquisa sobre veículos autônomos no país.