Airbags
Freeoik
Airbags


No Brasil , cerca de 2,6 milhões de veículos ainda circulam com airbags considerados perigosos . O problema afeta carros de diversas montadoras e modelos , colocando em risco a segurança dos motoristas e passageiros . Os chamados " airbags mortais " possuem um defeito que pode fazer com que, ao serem acionados, o inflador exploda e projete fragmentos de metal , causando ferimentos graves e até fatais.

Esses airbags defeituosos são da empresa Takata , que já foi responsável por um dos maiores recalls da história automotiva mundial. No entanto, apesar dos esforços para retirar esses dispositivos do mercado, milhões de veículos ainda não foram reparados e continuam rodando pelas ruas do país.

Recall insuficiente no Brasil

Apesar das campanhas de recall lançadas por diversas montadoras, os números indicam que uma parcela significativa dos veículos afetados ainda não passou pelo reparo. Muitas pessoas ainda desconhecem que seus carros estão equipados com esses airbags defeituosos. Além disso, alguns proprietários enfrentam dificuldades para agendar o serviço ou sequer foram notificados adequadamente .

As montadoras oferecem o reparo gratuito para os modelos afetados, mas a adesão aos recalls tem sido lenta . Com 2,6 milhões de veículos rodando com o dispositivo defeituoso, o problema se torna cada vez mais urgente , visto que acidentes com esses airbags já resultaram em vítimas fatais no Brasil e no mundo.

O que fazer para verificar se o seu carro está na lista

Proprietários de veículos devem ficar atentos para verificar se seus carros estão na lista de modelos com airbags defeituosos . Diversas montadoras disponibilizam em seus sites oficiais a consulta por meio do número do chassi ou placa do veículo. Basta acessar a página de recall do Senatran , inserir os dados solicitados e conferir se o veículo está incluído no programa de reparo.

O reparo dos airbags é gratuito e pode ser realizado nas concessionárias autorizadas. A recomendação das autoridades de trânsito e segurança é que os proprietários façam a substituição o mais rápido possível , garantindo a segurança de todos os ocupantes do veículo.

Casos envolvendo os airbags mortais da Takata já resultaram em várias mortes no mundo. Nos Estados Unidos , pelo menos 33 mortes foram atribuídas ao problema. No Brasil , pelo menos sete mortes já foram associadas aos defeitos do produto, segundo levantamento da reportagem do Fantástico, da TV Globo.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!