O Hyundai Creta , SUV compacto da marca sul-coreana , tem seguido uma trajetória única no mercado brasileiro desde seu lançamento em 2017. Enquanto a maioria dos carros passa por atualizações a cada três a cinco anos, o Creta já está em sua terceira renovação em apenas sete anos .
O veículo foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2016 e começou a ser vendido no início de 2017. Em julho de 2019, apenas dois anos e meio após seu lançamento, o Creta recebeu uma atualização visual nos para-choques e nas luzes diurnas de LED.
Em agosto de 2021, a Hyundai lançou a chamada segunda geração do Creta, mantendo a plataforma J3, mas com mudanças radicais no design e no interior.
Agora, em outubro de 2024, o modelo passa por outra reestilização profunda em sua identidade estética e acabamento interno.
Estratégia de atualização constante
Airton Cousseau, presidente da Hyundai no Brasil e América Latina, explicou em entrevista ao podcast CBN Autoesporte os motivos por trás dessa estratégia. Segundo ele, o objetivo é "manter o veículo sempre em alta".
Cousseau reconhece que manter um carro no mercado por mais tempo é financeiramente vantajoso em termos de depreciação de equipamentos. No entanto, afirma que a Hyundai prioriza estar sempre atualizada e um passo à frente dos concorrentes.
O executivo ressalta que essa abordagem visa fazer com que os consumidores da Hyundai sintam orgulho da marca. Ele menciona que, em pesquisas internas, a maioria dos proprietários se identifica como "dono de um Hyundai", em vez de especificar modelos como HB20 ou Creta.
O novo Creta
O novo Hyundai Creta 2025 chega ao mercado com preços a partir de R$ 141.890. A linha oferece cinco versões: Comfort, Limited, Platinum, N Line e Ultimate, com preços que variam até R$ 189.990 para a versão topo de linha.
A versão Ultimate é equipada com um inédito motor 1.6 turbo a gasolina de 193 cv de potência e 27 kgfm de torque. Este motor utiliza câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas e caixa seca.
As versões de entrada mantêm o motor três-cilindros 1.0 Kappa turbo flex de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.
Dados do Inmetro mostram que o Creta 1.0 TGDi 2025 tem consumo de 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, e 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina.
O Creta 1.6 TGDi 2025, disponível apenas na versão Ultimate, apresenta consumo de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, utilizando exclusivamente gasolina.