A Ford surpreendeu o mercado automotivo ao sugerir o retorno da Ranger com cabine simples ao Brasil . A nova geração da picape será exibida pela primeira vez na Fenatran, feira de transporte que acontece a partir de 4 de novembro. Embora a data de lançamento oficial ainda não tenha sido divulgada, a expectativa é que o modelo chegue às concessionárias em breve.
A versão cabine simples da Ranger visa atender principalmente o setor de trabalho, com foco em segmentos como mineração e construção civil. A Ford aproveitará a Fenatran para mostrar uma configuração especialmente adaptada para uso em mineradoras.
Capacidade de carga e especificações técnicas
Um dos principais atrativos da nova Ranger cabine simples é sua capacidade de carga. O modelo pode transportar até 1.250 kg, superando a versão cabine dupla, que leva 1.071 kg. O volume da caçamba também impressiona, chegando a 1.876 litros, em comparação aos 1.250 litros da variante de quatro portas.
Sob o capô, a picape será equipada com o motor 2.0 turbodiesel, que entrega 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque. A transmissão será manual de seis marchas, enquanto a tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial promete desempenho confiável em terrenos desafiadores.
Embora a lista completa de equipamentos ainda não tenha sido divulgada, espera-se que a Ranger cabine simples mantenha muitos dos itens presentes na versão XL cabine dupla. Isso pode incluir rodas de aço de 16 polegadas, airbags frontais, laterais e de joelho para o motorista, piloto automático, acendimento automático dos faróis e central multimídia Sync 4 com tela de 10 polegadas.
Com a chegada da Ranger cabine simples, a Ford volta a competir diretamente com a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, únicas picapes médias atualmente disponíveis nessa configuração no mercado brasileiro. A expectativa é que o preço da nova Ranger se mantenha competitivo, possivelmente na faixa dos R$ 220 mil a R$ 230 mil, considerando que a versão XL cabine dupla é vendida por R$ 244.990.
O retorno da Ranger cabine simples amplia o portfólio da Ford no segmento de picapes médias no Brasil. Atualmente, apenas Chevrolet S10 e Toyota Hilux oferecem versões com cabine simples no mercado nacional.
A Chevrolet S10 cabine simples é vendida por R$ 223.620 na versão chassi e por R$ 232.710 com caçamba. Já a Toyota Hilux custa R$ 223.490 e R$ 231.290, respectivamente.
A Ford ainda não divulgou os preços oficiais para a nova Ranger cabine simples. A versão mais acessível da linha atual, a XL cabine dupla, é comercializada por R$ 244.990.
A data de início das vendas e mais detalhes sobre as configurações disponíveis serão anunciados pela Ford após a apresentação do modelo na Fenatran.