A CycloTech , empresa de aviação austríaca, está prestes a lançar um carro voador que promete revolucionar o mercado de mobilidade aérea urbana . O BlackBird , equipado com um sistema de propulsão único, deve ficar pronto ainda este ano e iniciar voos de teste no começo de 2025 .
O coração do BlackBird é o sistema CycloRotors, desenvolvido pela própria CycloTech. Segundo a empresa, esta tecnologia é ideal para carros voadores, pois permite controlar o vetor de empuxo em força e direção em 360 graus, oferecendo uma manobrabilidade sem precedentes.
O veículo contará com seis rotores, possibilitando decolagem e pouso verticais, além de frenagem e desaceleração no ar. Com 4,9 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e 2 metros de altura, o BlackBird tem dimensões superiores à da maioria dos carros convencionais.
Uma das características mais impressionantes do BlackBird é sua capacidade de realizar voos precisos para os lados e para trás, bem como frear em pleno ar, tudo sem gerar inclinação. Isso promete oferecer aos passageiros uma viagem mais suave, mesmo em condições climáticas adversas.
Segurança e desempenho
O peso máximo de decolagem suportado pelo BlackBird é de 340 kg, com uma velocidade máxima de 120 km/h. A redundância proporcionada pelos seis rotores garante segurança e estabilidade mesmo em caso de falha de algum propulsor.
Embora o BlackBird ainda esteja em desenvolvimento, a CycloTech já acumula experiência no ramo. Desde 2021, a empresa realizou 800 voos de teste com um demonstrador de primeira geração, equipado com quatro rotores e um corpo mais compacto.
O projeto ganhou impulso recentemente com um aporte financeiro de 21 milhões de dólares (R$ 121 milhões) no início de 2024. Os recursos serão fundamentais para finalizar o desenvolvimento e iniciar os testes da versão completa do BlackBird.
Alguns detalhes importantes do veículo ainda não foram divulgados pela empresa. O espaço interior, a autonomia e o preço estimado permanecem em sigilo. No entanto, especula-se que, se seguir as especificações do conceito CruiseUp (outro projeto da empresa), o BlackBird terá capacidade para duas pessoas.
A autonomia do veículo, embora não confirmada, pode ficar em torno de 100 km, baseando-se novamente no conceito CruiseUp. Esta distância seria suficiente para uso pessoal ou como táxi aéreo em trajetos urbanos de curta distância, mas dificilmente atenderia grandes viagens sem paradas.
O sucesso desses veículos ainda depende de diversos fatores, incluindo a criação de regulamentações específicas, o desenvolvimento de infraestrutura adequada e a aceitação do público. A CycloTech, com seu inovador sistema de propulsão, busca se posicionar na vanguarda desse mercado emergente, junto a empresas como a EHang, que já faz testes em São Paulo.