Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen
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Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen

O Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen, um clássico da Fórmula 1, será leiloado pela Sotheby's. O evento ocorrerá em Stuttgart, na Alemanha, no dia 1 de fevereiro. O carro está avaliado em 50 milhões de euros, cerca de R$ 311 milhões.

O W 196 R foi utilizado na temporada de 1955 da Fórmula 1. Nesse ano, a Mercedes conquistou as duas primeiras posições na competição. A equipe contava com pilotos lendários, como Juan Manuel Fangio e Stirling Moss, que dirigiram o modelo.

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Este carro possui o número de chassis 00009/54. Apenas 14 chassis do W 196 R foram fabricados. Hoje, acredita-se que apenas dez ainda existam. Entre eles, somente quatro são do tipo Stromlinienwagen, ou "carro simplificado", em alemão.

Características do modelo

O W 196 R Stromlinienwagen é conhecido por sua aerodinâmica. Essa característica o tornava mais leve e adequado para circuitos de alta velocidade, como Monza. Diferente do W 196 R padrão, o "simplificado" foi projetado para alcançar maiores velocidades.

O carro foi concluído em dezembro de 1954, após o término da temporada oficial. Sua primeira corrida foi em um evento não-oficial em Buenos Aires, em 1955. Juan Manuel Fangio venceu a prova, com Stirling Moss em segundo lugar.

Na última corrida da temporada de 1955, em Monza, Moss utilizou o 00009/54. Apesar de abandonar a prova, ele marcou a volta mais rápida. A temporada terminou com Fangio como campeão e Moss como vice.

Após a temporada de 1955, os modelos W 196 R foram aposentados. Em 1965, o carro que está sendo leiloado foi doado ao museu do circuito de Indianápolis, nos Estados Unidos. Desde então, não voltou a competir, sendo exibido ocasionalmente.

Confira a seguir os detalhes do modelo:

Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen Divulgação
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Mercado de leilões

Os colecionadores de carros clássicos e históricos são atraídos por diversos fatores. A nostalgia e a conexão emocional com épocas passadas são motivadores. Muitos buscam reviver memórias pessoais, enquanto outros se interessam pela história do automobilismo.

Carros clássicos são vistos como investimentos financeiros. Com potencial de valorização, esses veículos atraem investidores. Modelos raros, como o Ferrari 250 GTO, já foram vendidos por valores exorbitantes. O mercado de leilões reflete esse interesse crescente.

Em sua época, interessados pela Ferrari 250 GTO eram escolhidos a dedo por Enzo Ferrari na hora da venda
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Em sua época, interessados pela Ferrari 250 GTO eram escolhidos a dedo por Enzo Ferrari na hora da venda

A posse de carros raros também é um símbolo de status. Veículos com histórias únicas atraem colecionadores. A demanda por esses automóveis pode aumentar seus preços em leilões. O Mercedes-Benz W 196 R Stromlinienwagen é um exemplo dessa exclusividade.

O mercado de leilões de carros clássicos é influenciado pelas preferências dos colecionadores. As tendências podem elevar o valor de certos modelos. O crescimento do número de leilões especializados reflete o aumento do interesse público.

O leilão do W 196 R Stromlinienwagen pode estabelecer novos patamares de preço. Atualmente, a maior venda em leilão é de uma Mercedes 300 SLR Uhlenhaut Coupe, negociada por 143 milhões de dólares. O W 196 R pode se tornar o terceiro carro mais caro.

** Jornalista formado pela PUC-SP, atuando como repórter do IG Carros. Já atuou também nas editorias de esportes e ESG.

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