Ferrari LaFerrari
Reprodução/Tom Hartley Jnr
Ferrari LaFerrari

O estado de Goiás registra o carro com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ( IPVA) mais caro do Brasil. Trata-se de uma LaFerrari, avaliada em R$ 34,8 milhões. O imposto sobre o veículo da  marca italiana foi calculado em R$ 1.200.738.

A LaFerrari é uma edição especial da marca italiana, equipada com um motor 6.2 V12 que gera 789 cv de potência. Combinado com o sistema híbrido, o superesportivo alcança 950 cv e 91,7 kgfm de torque. O ano do veículo não foi divulgado.

Comparações no cenário nacional

Além do carro em Goiás, outras LaFerraris têm IPVA elevado no país. Em Sergipe, uma LaFerrari de 2016 é avaliada em R$ 36.492.246, resultando em um imposto de R$ 1.094.767,38. Outro modelo em Sergipe de 2015 tem IPVA de R$ 1.036.537,05.

Em Santa Catarina, uma LaFerrari de 2016 está avaliada em R$ 38.093.218, gerando um tributo de R$ 761.864,36 em 2025. Esses carros compartilham especificações técnicas similares: 950 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e velocidade máxima de 350 km/h.

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Divulgação
Ferrari LaFerrari

A tração eletrificada da LaFerrari permite manter alta potência, reduzindo o consumo de combustível em até 40%. O torque de 91,7 kgfm supera a força de duas picapes Toyota Hilux 2025 somadas, cada uma com 42,8 kgfm na versão manual.

Impacto financeiro do IPVA

O valor do IPVA da LaFerrari em Goiás é comparável ao preço de um Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet, que custa R$ 1.174.000 no Brasil. Com esse montante, também seria possível adquirir dois Porsche 718 Cayman novos, cada um avaliado em R$ 535 mil.

Mesmo após a compra de dois Porsche, sobrariam R$ 130 mil. Com esse "troco", é possível adquirir modelos de carros novos, como o Nissan Kicks, Fiat Fastback, Jeep Renegade, Honda City ou Volkswagen T-Cross, cujos preços variam entre R$ 115.890 e R$ 185.990.

Variação de alíquotas no Brasil

O cálculo do IPVA varia de estado para estado, com alíquotas entre 1% e 4%. Por isso, modelos iguais podem ter valores de imposto diferentes. A LaFerrari em Goiás ilustra essa disparidade, liderando a lista dos carros com IPVA mais caro do país.

A diferença nos valores do IPVA ressalta a influência das alíquotas estaduais na tributação de veículos de luxo. A LaFerrari, com suas especificações técnicas avançadas, exemplifica o impacto financeiro que um superesportivo pode ter no Brasil.

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