Centro Industrial Juan Manuel Fangio
DIVULGAÇÃO/MERCEDES
Centro Industrial Juan Manuel Fangio

A venda da  fábrica da Mercedes-Benz em Virrey del Pino, na Argentina, está programada para 2025. Este acordo envolve a transferência de 200 hectares e aproximadamente 1.700 funcionários para o controle do grupo empresarial argentino liderado por Pablo Peralta.

Inaugurada em 1951, a fábrica de Virrey del Pino foi a primeira instalação da Mercedes-Benz fora da Alemanha. Localizada na província de Buenos Aires, a fábrica desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico da região, contribuindo com a geração de empregos e melhorias na infraestrutura local.

Início da produção da Mercedes-Benz na Argentina
DIVULGAÇÃO/MERCEDES
Início da produção da Mercedes-Benz na Argentina

Em 2021, a Mercedes-Benz se dividiu em dois conglomerados globais: a Mercedes-Benz Argentina, responsável por veículos de luxo e administração da fábrica, e a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, que se mudará para Zárate para centralizar suas operações de produção.

Produção da Sprinter

Desde 1996, a fábrica em Virrey del Pino tem sido a sede de produção da van Sprinter. Inicialmente montada em Buenos Aires, a Sprinter rapidamente se tornou um produto líder da Mercedes-Benz, criando uma nova categoria no mercado automotivo. A fabricação acumulou mais de 400.000 unidades.

Sprinter terceira geração
DIVULGAÇÃO/MERCEDES
Sprinter terceira geração

A Sprinter não se limita ao mercado argentino; ela é exportada para diversos países, incluindo os Estados Unidos. A produção inclui modelos adaptados para mercados com volante à direita, ampliando a presença internacional do veículo. Até 2029, a produção da Sprinter continuará na Argentina.

História e impacto

Ao longo das décadas, a fábrica de Virrey del Pino produziu modelos emblemáticos, como o 170 D e o 220 D, além de caminhões e ônibus. Esses veículos foram fundamentais para consolidar a marca Mercedes-Benz no mercado argentino e na América Latina.

170D, modelo clássico produzido na Argentina conhecido como
DIVULGAÇÃO/MERCEDES
170D, modelo clássico produzido na Argentina conhecido como "Black Ant"

A relação da Mercedes-Benz com a Argentina é destacada pela conexão com Juan Manuel Fangio, lendário piloto de Fórmula 1. Fangio foi campeão mundial pela equipe alemã e presidiu o conselho de administração da Mercedes-Benz Argentina, reforçando a ligação histórica com a empresa.

Futuro da fábrica

A decisão de vender a fábrica está associada aos planos de eletrificação da Mercedes-Benz e à introdução de uma nova geração da Sprinter, que contará com motores 100% elétricos. Esses desenvolvimentos foram determinantes para a transferência da unidade para o grupo de Pablo Peralta.

O acordo de venda inclui a licença para importar e comercializar modelos de ponta. A operação sob o novo proprietário visa manter a continuidade da produção até 2029, quando a atual geração da Sprinter será substituída pela versão elétrica.

Além disso, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina se mudará para Zárate, otimizando suas operações de produção. Enquanto isso, a fábrica de Virrey del Pino continuará desempenhando um papel importante na economia local, mesmo após a mudança de controle.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!