Saiba como agir em enchentes
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Saiba como agir em enchentes

O Centro de Gerenciamento de  Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) emitiu uma série de alertas para  alagamentos na capital nos últimos dias.

A capital paulista tem enfrentado repetidos casos de enchentes nos últimos meses, causando transtornos e colocando em risco a vida dos motoristas. Em caso de dúvidas sobre vias afetadas, ligue 156 (CET) ou consulte o site da CET.

Os dados do CGE mostram que fevereiro já acumula 159mm de chuva, o que corresponde a 73% dos 217,8mm esperados para o mês, com o período chuvoso se estendendo até março.

Saiba como agir em enchentes
Fernando Frazão/Agência Brasil
Saiba como agir em enchentes

Diante desse cenário, a Defesa Civil de São Paulo publicou um vídeo nas redes sociais com orientações sobre como agir caso seu carro fique preso em uma enchente.

Passo a passo para escapar com segurança

O vídeo da Defesa Civil apresenta um passo a passo detalhado para sair do veículo com segurança em caso de alagamento.

A água pode subir rapidamente e comprometer o funcionamento do veículo, tornando a situação ainda mais perigosa para os ocupantes.

A primeira orientação é não tentar dar partida no carro, pois isso pode danificar o motor e aumentar o risco de pane elétrica, agravando a situação.

Se a água subir até a metade da porta, mantenha as janelas abertas e prepare-se para uma possível saída para alcançar a parte mais alta do veículo.

Caso as janelas elétricas não funcionarem, puxe o encosto de cabeça e bata nos cantos do vidro, até estourar. Outra opção é usar o fecho do cinto de segurança.

Segure firme o fecho do cinto de segurança e bata nos cantos da janela, onde o vidro é mais frágil, para conseguir quebrá-lo e escapar do veículo.

Aguarde resgate no ponto mais alto

Assim que conseguir abrir a janela, suba no teto do carro. Dessa forma, facilita a visualização dos socorristas e agiliza o salvamento.

A orientação é permanecer no ponto mais alto do veículo e evitar pular na água, que pode estar contaminada e apresentar riscos à saúde.

Aguarde o resgate e sinalize pedindo ajuda. A melhor prevenção é evitar áreas alagadas, mas, se estiver em perigo, mantenha a calma e siga as orientações.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!