
Rumores indicam que a XPeng, notória por sua aliança com a Volkswagen, pode ser a próxima montadora chinesa a operar em solo brasileiro. A empresa efetuou o registro do sedã elétrico P7+ no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O veículo sobressai-se pela expressiva potência, ultrapassando 300 cv, e uma autonomia que excede 700 km, tornando-se um concorrente direto do Tesla Model 3. Tal ação sugere que a marca planeja estabelecer uma operação autônoma no país, sem depender de outras empresas.
XPeng avalia mercado brasileiro e concorrência com Tesla
O XPeng P7+ é um sedã elétrico de vanguarda, com dimensões generosas, incluindo um entre-eixos de 3 metros e um comprimento superior a 5 metros. Sua arquitetura de 800V possibilita recargas ultrarrápidas (DC). Equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio, oferece opções de 60,7 kWh e 76,3 kWh, assegurando autonomia de até 710 km. O modelo apresenta duas configurações de motorização: tração traseira com 245 cv ou 313 cv, ambas atingindo a velocidade máxima de 200 km/h.

Internamente, o XPeng prioriza um design clean, com painel de instrumentos e central multimídia integrados em telas digitais. O conforto é outro ponto forte, com bancos revestidos em couro Nappa, ventilação, aquecimento e até seis programas de massagem. O sistema de som Hi-Fi, composto por 20 alto-falantes, reforça o caráter premium do veículo.
XPeng e Volkswagen: qual o elo existente?
Apesar da parceria mantida com a Volkswagen na China, a XPeng ambiciona operar de forma independente no Brasil. Essa estratégia diverge da abordagem adotada por outras marcas chinesas, a exemplo da Chery, cuja operação é gerenciada pelo grupo Caoa.
Em 2023, a Volkswagen investiu US$ 700 milhões na aquisição de 4,99% das ações da XPeng, com o intuito de desenvolver modelos elétricos de porte médio para o mercado chinês a partir de 2026. Essa colaboração abrange também a criação da China Main Platform (CMP), uma nova plataforma elétrica que será utilizada em modelos mais acessíveis da VW.