
Elon Musk rebateu as críticas de Peter Navarro, principal assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o chamou de “imbecil” em um post na rede social X, na manhã desta terça-feira (8).
A polêmica começou quando Navarro fez duros ataques a Musk, em entrevista à emissora americana CNBC, na segunda-feira (7). Segundo ele, todos da Casa Branca entendem que Elon, proprietário da empresa de carros e tecnologia Tesla, é um fabricante de carros, mas, na verdade, ele seria um “montador”.
O assessor de Trump ainda afirmou que a fábrica do empresário no Texas tem boa parte dos motores vindos do Japão e da China, além da parte eletrônica vinda de Taiwan.
Musk rebateu, dizendo que a fala de Navarro é falsa e que a Tesla tem a maioria dos carros feitos nos Estados Unidos. Em uma série de tweets sobre o assunto, o bilionário ainda falou que o assessor é “mais burro que um saco de tijolos”.
“Por qualquer definição, a Tesla é a fabricante de automóveis mais verticalmente integrada dos Estados Unidos, com a maior porcentagem de conteúdo americano”, afirmou o bilionário.
Instabilidade no governo americano
A rixa entre Musk e Navarro é antiga, e se agravou nas últimas semanas com o “tarifaço” do governo americano. Após o anúncio do pacote de medidas, Musk questionou a formação de Navarro — visto como idealizador do plano econômico —, e afirmou que “um PhD em Economia por Harvard é uma coisa ruim, não uma coisa boa”.
Musk também é tido como uma figura importante no governo de Donald Trump, mas recentemente, disse que a posição no Departamento de Eficiência Governamental não duraria para sempre e que em breve tomaria as rédeas da Tesla, que vem tendo quedas nas vendas e nos preços das ações.
- SAIBA MAIS: Trump anuncia ''tarifaço'', incluindo taxa de 10% para o Brasil