
Ano novo, showroom das concessionárias renovado e algumas despedidas definitivas. Em 2025, alguns modelos deram adeus ao mercado nacional.
A queda nas vendas, o avanço das leis ambientais, a preferência por SUVs e a busca por carros mais eficientes mudaram os planos das montadoras — e alguns modelos, até então populares, ficaram para trás.
Veja abaixo quatro carros que saíram de linha neste ano e uma marca que se desfez de várias para entrar em uma nova fase.
Renault Stepway

Um dos modelos mais icônicos da Renault no Brasil chegou ao fim. O Stepway saiu de cena após 16 anos de história. Com design aventureiro, ele era visto como o sucessor direto do Sandero, um dos carros mais populares da marca.
Em 2024, o modelo começou a perder versões, o que impactou diretamente nas vendas. Fora o pico de 513 unidades em outubro, os demais meses não passaram das 500 unidades. Resultado: o Stepway deixou de fazer sentido na nova estratégia da Renault.
Toyota Yaris

Ao contrário do Stepway, o Toyota Yaris teve um desempenho comercial sólido: somando hatch e sedã, foram cerca de 50 mil unidades vendidas. Ainda assim, a linha não sobreviveu às novas regras do Proconve L8, que entraram em vigor em janeiro, com exigências mais rígidas de emissões.
O Yaris foi substituído pelo Yaris Cross — um SUV compacto híbrido flex, alinhado com o novo foco da marca. Apesar da aposentadoria no Brasil, a versão hatch continuará a ser produzida em Sorocaba (SP) para exportação.
Jeep Compass Diesel

A motorização diesel do Jeep Compass também chegou ao fim. O motivo? As novas normas ambientais e o redirecionamento da Stellantis para tecnologias híbridas mais eficientes.
A versão diesel, que já teve relevância na linha Compass, representou apenas 3% dos emplacamentos em 2024. Diante disso, a montadora optou por descontinuar o modelo, mantendo o foco nos motores flex e híbridos.
Citroën C4 Cactus

O C4 Cactus já havia sumido das vitrines em meados de 2024, mas o fim da produção só foi oficializado no fim do ano. Com design marcante e desempenho elogiado desde seu lançamento em 2018, o modelo não resistiu à baixa procura no Brasil.
Apesar disso, a fábrica da Citroën em Porto Real (RJ) continuará produzindo o modelo para exportação. O C4 Cactus ainda será base para novas versões dos SUVs da marca, como o Aircross e o Basalt.
Jaguar E-Pace, XE, XF...

A Jaguar fez um corte radical na linha: sedãs, esportivos e SUVs médios foram descontinuados. O único sobrevivente? O SUV elétrico F-Pace.
A decisão faz parte de uma reestruturação global. A marca, que enfrentou problemas de qualidade nos últimos anos, agora aposta todas as fichas em uma nova fase 100% elétrica em busca de um reposicionamento premium, com foco em tecnologia e sustentabilidade.