Pontos cegos causam inúmeros acidentes em vias urbanas e rodovias
Divulgação/Mutransit
Pontos cegos causam inúmeros acidentes em vias urbanas e rodovias

Áreas que escapam à visão do condutor, conhecidas como pontos cegos, representam uma das principais causas de acidentes em vias urbanas e rodovias.

Segundo o soldado do Corpo de Bombeiros Higor Fraga, ao Portal iG,  o ponto cego é "a área ao redor do veículo que o motorista não consegue visualizar diretamente, mesmo utilizando os espelhos retrovisores ou a visão periférica".

Veículos de grande porte, como caminhões, ônibus e utilitários esportivos, apresentam pontos cegos mais amplos. 

"Todos os veículos possuem áreas de ponto cego, mas caminhões, ônibus e utilitários grandes (como SUVs) apresentam pontos cegos mais amplos, aumentando o risco de acidentes graves", afirmou Fraga.


Perigo no trânsito

O soldado explica que a dificuldade de visualização contribui de forma significativa para a ocorrência de acidentes no trânsito:

"O ponto cego pode provocar colisões laterais e atropelamentos, principalmente durante mudanças de faixa, conversões ou manobras, quando o motorista não enxerga outros veículos, ciclistas ou pedestres", pontuou.

Entre os cuidados essenciais para minimizar riscos, Fraga destaca a necessidade de "ajustar corretamente os espelhos retrovisores laterais e internos", realizar a "verificação de ombro" antes de mudar de faixa e manter atenção redobrada em áreas de trânsito intenso.

Corpo de Bombeiros realiza simulação de acidentes
Divulgação/Detran-ES
Corpo de Bombeiros realiza simulação de acidentes


Como contornar o problema?

Técnicas específicas também podem ser aplicadas no dia a dia. Segundo o bombeiro, regular os espelhos laterais de modo que apenas uma pequena parte da traseira do próprio veículo fique visível, mover a cabeça para verificar ângulos mortos e utilizar o "método dos três espelhos" — alternância constante entre o retrovisor interno e os espelhos laterais — ampliam significativamente o campo de visão.

Fraga relatou um caso atendido que ilustra a gravidade do problema: 

"Em um atendimento, um caminhão parou em um semáforo, logo atrás da faixa de pedestres. Um motociclista se aproximou pela lateral e parou a motocicleta sob a dianteira do caminhão, fora do campo de visão do motorista. Quando o sinal abriu, o caminhoneiro arrancou sem perceber a presença da moto, derrubando o veículo e passando parcialmente sobre ele, ferindo o condutor".

Sensor de ponto cego é um equipamento bastante útil durante o trânsito
Divulgação
Sensor de ponto cego é um equipamento bastante útil durante o trânsito

A tecnologia dos veículos modernos oferece recursos para mitigar os riscos dos pontos cegos. Equipamentos como sensores, câmeras 360°, câmeras de ré com ângulo ampliado, espelhos convexos auxiliares e sistemas de aviso de mudança de faixa (LDW – Lane Departure Warning) se tornam aliados importantes da segurança.

Além dos motoristas, a responsabilidade preventiva se estende a ciclistas e motociclistas. O Corpo de Bombeiros recomenda "evitar permanecer no ponto cego (principalmente nas laterais e traseira de caminhões e ônibus)", manter distância segura lateral e traseira, sinalizar todas as manobras com antecedência e evitar ultrapassagens pela direita, especialmente em corredores e cruzamentos.

Fraga lembra ainda a importância de "compreender as limitações de visibilidade dos condutores de veículos grandes e adotar comportamento preventivo no trânsito".

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