Donald Trump deve reduzir danos do
Reprodução/Instagram
Donald Trump deve reduzir danos do "Tarifaço" às montadoras

O governo de Donald Trump  assinou nesta terça-feira (29) um conjunto de medidas que buscam suavizar os efeitos das tarifas sobre carros e peças automotivas importadas. O objetivo é conceder às montadoras mais tempo para realocar a produção para os Estados Unidos.

O novo acordo aconteceu no mesmo dia da sua visita à Michigan, considerada berço da indústria automobilística dos Estados Unidos. Nesta quarta-feiera (30), Trump completa 100 dias no cargo de presidente do país.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, as tarifas de 25% sobre veículos e autopeças estrangeiros vão permanecer em vigor. O que muda são os ajustes que vão impedir a sobreposição de tarifas, como as aplicadas ao aço e ao alumínio. 

Na prática, as montadoras não precisarão mais arcar com tarifas duplas sobre metais comumente usados na fabricação de automóveis. Além disso, o presidente norte-americano vai conceder um créditos de até 15% para montadoras no valor dos veículos montados internamente.

Ainda segundo o porta-voz, o governo vai reembolsar parte dos custos das tarifas sobre componentes importados. No primeiro ano, o reembolso pode atingir 3,75% do valor de um carro novo, gradualmente eliminado em um prazo de dois anos.

A tarifa de 25% sobre automóveis importados está em vigor desde 3 de abril. A partir de sábado (2), a medida vai incluir autopeças.

Outra decisão desta terça-feira determinou que as tarifas aplicadas impostas sobre produtos do México, Canadá e as sobre as importações de aço e alumínio não serão cumulativas às tarifas de autopeças.

As medidas são tomadas após uma pressão interna das montadoras e da queda da popularidade de Trump com relação ao medo das tarifas afetarem a geração de empregos e negativamente no preço dos produtos. 

Próximos passos

De acordo com Howard Lutnick, secretário do Comércio, Donald Trump busca recompensar empresas que fabricam internamente, ao mesmo tempo em que abre espaço para fabricantes que expressaram compromisso em investir no país. 

Mesmo com as medidas previstas, os carros novos e usados ainda devem encarecer pelo elevado número de custos de reparos e seguros. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!