
Qual o carro dos seus sonhos? As respostas para essa pergunta variam tanto quanto os gostos pessoais — de um Honda Civic confiável até uma Ferrari 296 de tirar o fôlego.
Para George Russell, piloto da equipe Mercedes na Fórmula 1, esse sonho atende pelo nome de Mercedes-AMG One, um superesportivo que ganhou notoriedade por ser o mais próximo que um carro de rua já chegou de um F1 legítimo.
O modelo ganhou fama ao bater o recorde da volta mais rápida de um carro de produção no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha: 6 minutos, 29 segundos e 90 milésimos.

Na última terça-feira (29), Russell compartilhou um pouco dessa jornada no Instagram. Ele mostrou o hiperesportivo recém-adquirido, pintado em preto com detalhes refinados.
Embora esteja na equipe principal da Mercedes na F1 desde 2022, o britânico integra o programa da construtora desde 2017 — justamente o ano em que passou a acompanhar de perto o desenvolvimento do AMG One.
“É insano pensar que o motor é uma versão modificada do nosso carro de F1 de 2015 — o primeiro Mercedes de F1 que pilotei”, comentou o piloto.
Quais as características desse carro?
Após cinco anos de desenvolvimento, o Mercedes-AMG One finalmente chegou para realizar o sonho de tanta gente, o mais próximo da F1 já homologado para as ruas que o dinheiro pode comprar.

O conjunto é formado por um motor V6 1.6 turbo a gasolina, aliado a quatro unidades elétricas posicionadas de forma estratégica para garantir máxima tração e equilíbrio dinâmico.
O resultado? São 1.063 cavalos de potência entregues a 11.000 rpm, com transmissão automatizada de sete marchas.
O desempenho acompanha os números: acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atinge 300 km/h em apenas 15,6 segundos. A velocidade máxima é estimada em 352 km/h.
Apesar da performance brutal, o consumo médio declarado é de 11,5 km/l — um número surpreendente, se considerar a proposta do veículo.

O mais interessante é que a tecnologia híbrida permite múltiplos modos de condução:
- Race Safe: prioriza os motores elétricos;
- Race: equilibra o sistema híbrido com foco no carregamento da bateria;
- EV: propulsão exclusivamente elétrica;
- Race Plus: exclusivo para pistas, ativa aerodinâmica avançada e reduz a altura do carro (37 mm na dianteira, 30 mm na traseira);
- Strat 2: libera toda a potência do conjunto, imitando os modos de qualificação da F1;
- Individual: permite ajustes personalizados de direção e resposta do motor.
Esses modos se organizam em três perfis: Highway (para uso urbano e rodoviário), Track (para desempenho máximo em pista) e Race DRS, este último ativado por um botão e operando como o sistema de redução de arrasto dos carros da F1. Incrível, não é mesmo?