Parte frontal do novo Ferrari 296 Speciale
DIVULGAÇÃO/FERRARI
Parte frontal do novo Ferrari 296 Speciale

A Ferrari divulgou as primeiras informações oficiais sobre as novas versões da 296, batizadas de Speciale e Speciale A(conversível).

Os modelos adotam modificações técnicas voltadas ao desempenho, com alterações no motor, na aerodinâmica e no uso de materiais mais leves.

O conjunto mecânico combina um motor V6 biturbo de 3.0 litros a um propulsor elétrico. A potência total anunciada é de 880 cv, aumento de 50 cv em relação à 296 GTB.

Parte superior da nova Ferrari 296
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Parte superior da nova Ferrari 296

A transmissão permanece com tração traseira e câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas, que recebeu nova calibração.

Segundo dados da fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 2,7 segundos, e a marca dos 200 km/h é alcançada em 7 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 350 km/h.

A autonomia elétrica, de acordo com a Ferrari, atinge 25 km, com velocidade de até 135 km/h. A motorização inclui pistões de alumínio, bielas de titânio e um virabrequim mais leve.

Modificações estruturais e redução de peso

Para conter o peso, a Ferrari aplicou fibra de carbono na carroceria e no interior. A versão com teto fixo perdeu 60 kg, enquanto a conversível, 50 kg.

Interior da nova Ferrari 296 Speciale
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Interior da nova Ferrari 296 Speciale

Painéis internos foram simplificados, o porta-luvas foi suprimido e o console central passou a ser feito inteiramente de carbono. A balança marca 1.410 kg na versão cupê e 1.460 kg na Aperta.

O chassi foi rebaixado em 5 milímetros. O modelo utiliza pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 desenvolvidos especificamente para essa configuração, além de amortecedores Multimatic e molas de titânio.


Aerodinâmica ativa e ajustes de downforce

O pacote aerodinâmico da 296 Speciale inclui novos para-choques, aletas traseiras verticais, asas laterais redesenhadas e um spoiler ativo retrátil.

De acordo com a Ferrari, o conjunto permite gerar até 435 kg de downforce a 250 km/h — aumento de 20% sobre a 296 GTB.

A frente recebeu um amortecedor aerodinâmico integrado ao capô, dispositivo herdado do modelo de competição 296 Challenge.

Parte frontal da nova Ferrari 296 Speciale
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Parte frontal da nova Ferrari 296 Speciale

O spoiler traseiro agora opera com uma nova estratégia de controle, que reduz em 50% o tempo de transição entre os modos de baixo e alto arrasto.

O sistema também passa a contar com uma configuração intermediária de downforce, voltada à estabilidade em velocidades elevadas.

Parte traseira da nova Ferrari 296 Speciale
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Parte traseira da nova Ferrari 296 Speciale


Design exclusivo e cronograma de entrega

Externamente, as duas versões apresentam para-choques específicos, novas rodas e a pintura inédita Verde Nürburgring.

A capota metálica da versão Aperta pode ser recolhida em até 14 segundos, com o veículo em movimento a até 40 km/h.

As entregas da 296 Speciale começam em 2026. A fabricante não estabeleceu produção limitada, mas indica que o modelo será oferecido por tempo determinado.

Interior da nova Ferrari 296 Speciale
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Interior da nova Ferrari 296 Speciale

Na Europa, o preço parte de € 407.000 para o cupê e € 462.000 para a versão conversível, equivalentes a aproximadamente R$ 2,6 milhões e R$ 2,95 milhões, respectivamente, com base na cotação de R$ 6,40 por euro.

A Ferrari posiciona a 296 Speciale como continuação da série de versões com foco técnico iniciada com a 360 Challenge Stradale, seguida por F430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista.


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