
Lançado em 2022 com design muito semelhante ao seu irmão sedan, o Honda City Hatch finalmente ganhou uma reestilização, deixando-o com um visual único e mais esportivo. Fomos conhecer de perto a versão Touring, a mais completa do hatch.
Segundo executivos da Honda, muitos usuários do modelo hatch já faziam alterações no carro para dar mais esportividade, então a marca japonesa decidiu incorporar alguns detalhes ao veículo.

O Hatchback ganhou um novo para-choque, mais arrojado, com acabamento Black Piano na junção com o capô. O modelo ainda ganhou um incremento de 2 cm no comprimento.
A versão Touring do modelo Hatchback ainda ganhou uma opção exclusiva de acabamento da roda – com fundo preto e acabamento escurecido.

Primeiras impressões
Ao entrar no veículo, nos deparamos com uma central multimídia com tela LCD de boa definição, com sistema CarPlay, Android Auto e planos de fundo personalizáveis. É nela também que as imagens da câmera de ré (disponível a partir da versão EX no Hatchback) são exibidas.

O sistema LaneWatch, presente na versão Touring, mostra imagens da pista à direita do motorista, garantindo maior conforto na hora de trocar de faixa ou fazer curvas. As imagens são exibidas na central multimídia, de forma que o motorista não precisa virar tanto o pescoço para olhar o espelho direito.
É importante se atentar a isso antes de começar a conduzir, principalmente quando você estiver se guiando por um mapa na central multimídia. Quando acionei a seta pela primeira vez, a imagem do mapa deu lugar à da câmera lateral e eu fiquei meio perdido. Se você não gostar, pode desligar o LaneWatch.
No console central, além de dois porta-copos, o Honda City Hatchback versão Touring ainda conta com carregador de celular por indução. Logo atrás, fica o controle do freio de estacionamento eletrônico (EPB) e do sistema Brake Hold, que mantém o veículo parado até o condutor retomar a aceleração.

Somados ao carregador por indução, existem duas portas USB tipo A, ao lado da central multimídia, e duas USB-C, entre os bancos dianteiros e os traseiros. Essas portas são exclusividade das versões EX, EXL e Touring.
O acabamento interno é feito com plástico rígido de boa qualidade e couro sintético.
O ar-condicionado da versão Touring, modelo que testamos, é Dual Zone, possibilitando a definição de temperaturas diferentes para o motorista e o passageiro. Trata-se de uma exclusividade entre os concorrentes tanto do modelo sedan, quanto do hatchback.
O volante do Touring conta com as famosas “borboletas”, com a tecnologia Paddle Shift, que garante uma condução mais esportiva, em que o piloto pode simular a troca de marchas e garantir mais velocidade de arranque, por exemplo. É bem divertido.

Espaço interno
O porta-malas do New City Hatchback, com seus 268 litros, fica atrás de outros modelos do segmento, como o Polo (300 litros) e o Onix (275 litros). Porém, a tecnologia Magic Seat permite deitar os bancos traseiros de forma a deixá-los alinhados ao porta-malas, tornando o muito espaçoso e útil.
Os banco ainda podem ser rebatidos verticalmente, permitindo o transporte de itens altos no espaço originalmente destinado aos passageiros.

Quando leva passageiros atrás, o City proporciona conforto para até três pessoas. Os passageiros podem até cruzar as pernas, mesmo tendo um motorista alto. O passageiro do meio tem mais espaço para as pernas do que o convencional, já que o piso é quase plano.
Honda Sensing – como usar
Uma tecnologia muito interessante do carro é a Honda Sensing, disponível a partir da versão EX. Trata-se de um pacote de recursos de segurança que também proporcionam uma condução mais suave e menos desgastante:
Controle automático de velocidade e distância: o motorista pode definir uma velocidade automática e uma distância (entre quatro níveis) que quer manter do veículo à sua frente. Quando o carro se aproxima de outro veículo, a velocidade é reduzida ou até zerada para manter a distância definida. Quando o espaço é liberado, a velocidade definida é retomada, sem nenhum toque no ferio ou no acelerador.
Para habilitar a função, basta apertar o botão que mostra um velocímetro no volante e, então, regular a velocidade com os botões de “+” e “-”, também no volante. O botão com quatro faixas empilhadas serve para regular a distância definida para o veículo da frente, em quatro níveis, mostrados no painel. Pisar no freio a qualquer momento desativa essa função.

Detecção de pista e ajuste automático de direção: apertando o botão de detecção de pista, localizado na parte direita do volante (com um ícone de direção entre duas faixas), o veículo passa a ajustar condução para se manter dentro da faixa.
Desempenho e consumo
Motor e câmbio do Honda New City permanecem iguais aos da linha anterior, com motor 1.5 flex aspirado que gera 126 cv. A potência supera o Toyota Yaris XLS (110 cv) e o Volkswagen Polo (116 cv), concorrentes no segmento de hatchbacks.

O torque de 15,8 kgfm supera o do Yaris (14,9 kgfm), mas fica atrás do Polo (16,8 kgfm). Para ir de 0 a 100 km/h, o carro leva 10,6 segundos.
O câmbio automático é do tipo CVT, que simula troca de até sete marchas. A configuração ajuda o carro a ter um consumo muito eficiente para o segmento a combustão: com etanol, o City EX faz 9,2 km/l na cidade e 10,5 na estrada. Na gasolina, são 13,2 km/l na cidade e 15,0 na estrada. Os dados são do Inmetro.

Assim, o New City apresenta números melhores do que seus concorrentes quanto ao consumo de combustível. Temos, portanto, uma excelente opção para quem procura um hatchback na faixa dos R$ 120 mil a R$ 150 mil com a confiabilidade de uma marca japonesa.
Valores
A versão Touring é uma das opções mais completas do segmento de hatcbacks no Brasil e nos agradou principalmente pela tecnologia e o design. Confira a seguir os preços de cada versão do hatchback:
LX: R$ R$ 117.500,00
EX: R$ 132.600,00
EXL: R$ 139.800,00
Touring: R$ 148.200,00