Aurora Driver trafega sozinho em rodovia movimentada do Texas durante testes
Divulgação/Aurora
Aurora Driver trafega sozinho em rodovia movimentada do Texas durante testes

Um caminhão autônomo desenvolvido pela Aurora Innovation percorreu, sem intervenção humana, mais de 1.930 quilômetros entre as cidades de Dallas e Houston, no Texas. 

Segundo a empresa, trata-se da primeira operação de transporte comercial de cargas com veículos pesados autônomos nos Estados Unidos.

O trajeto foi realizado em regime de ida e volta, por uma das rotas de maior tráfego do país, com o uso do sistema de condução Aurora Driver. A viagem foi completada sem a presença de motoristas na cabine.

Cabine do caminhão autônomo Aurora Driver sem motorista em rodovia dos EUA
Divulgação/Aurora
Cabine do caminhão autônomo Aurora Driver sem motorista em rodovia dos EUA

A Aurora informou que os caminhões seguem em operação e que há planos de expansão do serviço para El Paso, no Texas, e Phoenix, no Arizona, até o fim de 2025.

Para viabilizar a operação, a empresa submeteu relatórios técnicos a órgãos reguladores federais e estaduais, onde abordou tópicos como capacidade de resposta do sistema, cibersegurança e redundância mecânica.

O CEO e cofundador da Aurora, Chris Urmson, participou do trajeto inaugural. Em nota oficial, afirmou que o desempenho do sistema foi satisfatório durante a viagem.

O lançamento ocorre em um contexto de desafios para o setor de transporte rodoviário nos Estados Unidos, incluindo escassez de motoristas, alta rotatividade e dificuldades de preenchimento de rotas específicas.

Empresas como Uber Freight e Hirschbach Motor Lines participam da fase inicial do projeto.

Características do veículo

Caminhão autônomo Aurora em operação comercial com baú fechado na estrada
Divulgação/Aurora
Caminhão autônomo Aurora em operação comercial com baú fechado na estrada

O Aurora Driver é equipado com sensores de longo alcance, capazes de detectar obstáculos e antecipar comportamentos em situações de tráfego intenso.

O sistema também foi programado para lidar com emergências e manter estabilidade operacional em diferentes condições.

A plataforma dos caminhões conta com redundâncias nos sistemas de freios, direção, alimentação elétrica e comunicação.


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